Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sábado - 18 de Agosto de 2012 às 09:38

    Imprimir


Reprodução/ TV Arinos
Comerciante Laurindo Godiemski apresenta a mandioca gigante que precisou de 4 pessoas para ser retirada da terra
Comerciante Laurindo Godiemski apresenta a mandioca gigante que precisou de 4 pessoas para ser retirada da terra

Uma mandioca de impressionantes 4,65 metros de comprimento e 26 quilos foi encontrada no final de semana passada, em Nova Mutum (264 Km ao norte de Cuiabá). A raiz estava enterrada no quintal do comerciante Laurindo Godiemski, 53, morador do bairro Jardim. Laurindo conta que há aproximadamente três anos havia plantado mudas de mandioca na área e que restos acabaram ficando enterrados e continuaram crescendo. "Retiramos os pés que deram o fruto entre 2 e 3 anos atrás e algumas raízes velhas continuaram brotaram", disse o comerciante.

Como percebeu uma raiz apontando para fora da terra, Laurindo resolveu extraí-la no domingo do Dia dos Pais e logo veio à surpresa. "Percebemos que a planta ela era muito grande. Ficamos muitos surpresos com a descoberta e admirados com o tamanho".

Para retirar a mandioca da terra, Laurindo precisou da ajuda de mais de 3 pessoas. Ela vem sendo umedecida para não estragar e exposta no mercado, atraindo olhares curiosos. Segundo o comerciante, o destino da raiz ainda é incerto. "Vamos ver o que faremos com ela, mas não sei se a planta poderá ser consumida. Se der, queremos fazer um churrasco ou mesmo uma vaca atolada. Falta só alguém patrocinar a festa", brinca.

Em Cuiabá, Rondonópolis e Barra do Garças, casos com mandiocas gigantes já foram registrados, mas Laurindo garante que a colhida em seu quintal é maior. "Fiz umas pesquisas e a raiz encontrada aqui em Nova Mutum é bem mais pesada e maior. Estamos encantados", felicitou o comerciante.

Reprodução/ TV Arinos
Mandioca foi cultivada no quintal do comerciante morador de Nova Mutum

Segundo o engenheiro agrônomo, Renato da Costa, a mandioca pode ter um crescimento além do convencional conforme o tempo de plantio, condições climáticas e de adubação. "Normalmente, a mandioca da espécie mansa é mais propensa a sofrer esse tipo de intervenção, que pode ser auxiliada pela umidade do local onde a espécie foi plantada. É viavel que existam casos como o do comerciante ainda em outras culturas, como abóbora, melancia", afirmou o engenheiro.

Ranking Brasil

Em Natividade da Serra, interior do estado de São Paulo, uma mandioca de 42,5 quilos encontrada em uma propriedade rural foi homologada como a "Maior Mandioca do Brasil", no Ranking Brasil. No Guiness Book, por sua vez, não se tem dados confirmados da maior planta da espécie.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/32347/visualizar/