O Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério das Relações Exteriores (Sinditamaraty) decidiu nesta segunda-feira (27) encerrar a paralisação. Os servidores devem voltar ao trabalho nesta terça-feira.
Segundo nota do sindicato, a decisão foi tomada após “sinalização positiva” do Ministério do Planejamento à concessão de subsídio à categoria, em reunião neste domingo. A pasta ainda não informou o valor do acordo.
Durante a paralisação, o principal pedido da categoria era a transformação das gratificações que assistentes e oficiais de chancelaria recebem ao subsídio, para que não haja perda de salário quando um funcionário se aposenta.
O sindicato informou que ainda será definido em uma assembleia marcada para esta terça (28) se a proposta será aceita. O SindItamaraty aguarda detalhes da proposta do governo para levar à assembleia, diz a nota.
Na quinta-feira (23), o sindicato informou que a greve atingiu 39 representações diplomáticas no exterior. Para fazer a contagem, foi levado em consideração se ao menos um servidor de determinado consulado ou embaixada cruzou os braços.
O Ministério das Relações Exteriores afirmou que registrou a adesão à greve de 36 oficiais de chancelaria e assistentes de chancelaria entre os que trabalham no exterior. No total, segundo o ministério, foram 740 servidores.
Sem acordo
Neste domingo, terminou sem acordo mais uma rodada de reuniões entre representantes do Ministério do Planejamento e de sindicatos de servidores federais.
O governo ouviu durante o final de semana 14 categorias de servidores federais, mas não houve avanço. O governo afirma que, se os acordos não forem assinados até a próxima terça-feira (28), os trabalhadores ficarão sem reajuste.
Os sindicalistas disseram que vão levar a proposta às suas bases e que respondem, até terça-feira, se aceitam ou não o reajuste de 15,8%, em três parcelas até 2015, oferecido pelo ministério.
Nesta segunda, a assessoria do Ministério do Planejamento informou que devem continuar as reuniões com os servidores, a partir de 14h30, mas que os encontros serão somente para fechamento de acordos. Isso porque as negociações encerraram-se ontem.
Comentários