Mauro Mendes quer melhoria da saúde bucal em Cuiabá
O candidato a prefeito Mauro Mendes (PSB) se comprometeu que, se eleito, vai reestruturar e melhorar a política de saúde bucal de Cuiabá, com foco nas creches, escolas e bairros mais pobres da cidade. A garantia foi dada durante a assinatura de um termo de compromisso com o Fórum Permanente de Odontologia de Mato Grosso, assinado em reunião na Associação Brasileira de Odontologia em Cuiabá.
O documento prevê compromissos nas áreas de gestão de pessoas, por meio do fortalecimento dos vínculos empregatícios dos servidores da área mediante realização de concurso público; criação da Diretoria de Saúde Bucal no município; criação de novos cargos de Responsáveis Técnicos Administrativos; nomeação de cargos comissionados através do perfil e experiência comprovados na carreira; e adequação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria.
No caso da saúde do trabalhador, Mauro se comprometeu a criar a Política de Saúde do Trabalhador da saúde e adequação continuada do espaço físico, equipamentos, insumos e instrumentos de trabalho nas Unidades de Atendimento.
Já em relação às políticas de educação permanente, o compromisso é de firmar parcerias para realização de congressos, simpósios e similares para capacitação dos profissionais, além da divulgação dos serviços de odontologia já existentes, incluindo o papel da vigilância sanitária.
A Prefeitura deverá ainda informatizar a rede de atenção à saúde bucal; implementar gestão participativa mediante fortalecimento dos conselhos e conferências; incentivar parcerias entre os diferentes organismos ligados à área; fortalecer políticas de assistência em saúde bucal; distribuir kits de higiene bucal nas escolas e creches; criar equipes de saúde bucal nas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs); e oferecer serviços de tratamento curativo e preventivo, inclusive urgência e emergência funcionando 24 horas por dia.
“Eu assinei esse compromisso porque há uma clara precarização dos serviços e o município tem que fazer alguma coisa. Sei que não dá para se resolver todos os problemas da cidade do dia para a noite, mas essas medidas são os primeiros passos para chegar a esse objetivo”, afirmou Mauro Mendes.
Comentários