TRE estimula moradores do Santa Isabel a participar da política
A audiência pública realizada pelo Projeto Voto Limpo no bairro Santa Isabel, em Cuiabá, na noite desta quinta-feira (30) foi marcada por discussões acerca da necessidade dos eleitores tomarem as rédeas de suas vidas, por meio da participação na política. Cerca de 60 moradores e alunos do Ensino de Jovens e Adultos da Escola Ranulpho Paes de Barros participaram da audiência pública, realizada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso em parceria com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Ordem dos Advogados do Brasil e líderes comunitários.
O encontro foi aberto pelo presidente do Tribuna Eleitoral, desembargador Rui Ramos Ribeiro. Ele lembrou que muitas coisas evoluíram na organização e condução das eleições, ao longo das últimas décadas, menos o comportamento do eleitorado, que continua complacente com a corrupção eleitoral. E observou que, após aprimorar seus serviços de organização das eleições, a Justiça Eleitoral agora quer contribuir para a melhor conscientização do eleitor.
Rui Ramos Ribeiro chamou os moradores do bairro Santa Isabel a refletir sobre a forma como estão conduzindo suas vidas, explicando que não basta querer mudança, é preciso agir para que ela aconteça. “Vamos pensar na nossa vida como um barco com dois remos. Um remo é a ação, a atitude. O outro a fé, a crença, a confiança. Se remarmos só com um remo, o barco nunca chegará do outro lado do rio. Da mesma foram, se usarmos apenas o remo da ação, sem a fé, o barco nunca seguirá adiante. E só a fé, sem ação, também não coloca o barco no rumo certo. Com os dois remos, conseguiremos atingir nossos objetivos”, disse o desembargador.
Ele explicou também que a ação dos servidores da Justiça Eleitoral, de seguir para os bairros, após um dia inteiro de trabalho, está ancorada nos dois remos: a fé em dias melhores e a ação para que essa mudança aconteça. “Duas vezes por semana reunimos nossa equipe e vamos para os bairros, conversar com a população sobre o voto limpo, o voto pensado e consciente. Discutimos formas de combater a corrupção eleitoral e as formas de denunciar. “Temos fé que essa nossa ação vai contribuir para melhorar a vida de todos nós”. (Ascom)
Comentários