Nas estantes de casa, já não cabem mais livros. O estudante já leu 4 mil títulos. O número impressiona, mas o que mais chama a atenção mesmo é o tempo que o estudante leva para fazer a leitura: são 900 páginas por hora, 15 páginas por minuto, cerca de 5 segundos por página.
O estudante aprendeu a fazer a leitura dinâmica sozinho e criou técnicas para que ela ficasse tão rápida. “Minha leitura é uma diferente da tradicional, que é uma leitura horizontal, que a pessoa pega palavra por palavra. Minha leitura é na vertical, é uma visão só, mais ampla da página”, conta Netto.
Para ler como ele é preciso muito treino. “Há dois anos eu venho treinando e a velocidade foi melhorando gradativamente. Foi muito treino, eu lia todos os dias, diversos livros”, explica o estudante.
Para o estudante a lista de livros do vestibular não é nenhum bicho de sete cabeças. Aliás, ele até ajuda os amigos na escola. “Alguns amigos pede para ele ler e fazer um resumo. Em poucos minutos ele lê o livro e consegue criar a resenha. A molecada adora”, conta o pai, Evando Luís Gonçalves.
Na livraria, o apaixonado pela leitura já é conhecido por todos. O adolescente não pretende parar. Luis percebe todos os dias como a leitura transforma a maneira como ele vê o mundo. “Posso dizer que descobri novos lugares, novos pensamentos. Isso foi muito importante na minha vida. Começar a ler é um incentivo para você se tornar cada vez mais uma pessoa melhor”, finaliza Netto.
Com apenas 16 anos, ele já leu mais de 4 mil livros (Foto: Reprodução / TV Tem)
Dicas para ler mais rápido:
Conte quantas palavras você lê em um minuto
Um leitor normal lê 150. Já um leitor dinâmico lê de 5 a 8 vezes mais: 800 palavras neste tempo.
Use os dedos
Acompanhe as linhas com o dedo. Tente acelerar e ler mais rápido. Seu cérebro vai ser forçado a absorver mais informações.
Visualize blocos
Com treino, seu pensamento vai mudar e seus olhos aprenderão a focar em um único ponto da palavra. A técnica faz com que você veja o texto em unidades de pensamento e não como uma sequência de letras. Você vai passar a compreender de sílabas a palavras e de palavras a ideias centrais do texto.
Comentários