Dez homicídios em Cuiabá e dezesseis em Várzea Grande
Vinte e seis homicídios foram registrados no mês de agosto na região metropolitana, sendo 16 em Várzea Grande e 10 em Cuiabá. O número é semelhante ao de julho, que terminou com 25 execuções, e bem abaixo de junho, que teve 31 ocorrências – entre homicídios, latrocínios e lesão corporal seguida de morte.
Comparado com o mesmo período dos anos anteriores, agosto do ano passado foi mais violento – com 30 execuções. Em 2010, foram 25 casos. Os números são da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Embora não exista uma explicação plausível para a tendência de um aumento nos assassinatos em Várzea Grande, nos últimos dois meses – em julho foram 11 em Várzea Grande e 10 em Cuiabá - os homicídios estão em alta.
Apesar da estabilidade, autoridades da área de Segurança Pública não têm o que comemorar. Em oito meses, os assassinatos chegam próximo de 250, o que aponta mais de uma execução por dia. Neste ritmo, a projeção é terminar o ano com mais de 350 assassinatos próximo do que ocorreu em 2011.
Em agosto, não houve chacinas ou crimes que pudessem justificar o aumento dos homicídios em Várzea Grande, mas cerca de metade dos assassinatos estão relacionados, de uma forma ou de outra, com o tráfico de entorpecentes. As vítimas geralmente são usuárias e devem para traficantes. (AR)
Comentários