Equipes foram acionadas para controlar fogo na capital (Foto: Reprodução/TVCA)
Alguns focos de calor foram controlados pelos bombeiros na BR-364, que liga Cuiabá a Rondonópolis. O fogo também atingiu áreas da rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040), entre a capital e Santo Antônio do Leverger. A equipe do Corpo de Bombeiros também foi acionada para o Distrito de Nossa Senhora da Guia.
O tempo seco e os ventos constantes contribuem para o aumento do número de incêndios nesta época do ano. De acordo o tenente do Corpo de Bombeiros está sendo utilizado para o combate dos focos de calor um caminhão pipa e mais seis viaturas.
Conforme aponta o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), a temperatura de Cuiabá atingiu 38ºC neste domingo e a máxima pode chegar a 40°C. A umidade relativa do ar está em 19%, porém, na sexta-feira, a capital registrou a mais baixa do ano: 12%.
Focos de calor
Mato Grosso teve um aumento de 85% no número de focos de queimadas em 2012, conforme dados registrados pelo satélite AQUA, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). De 1º de janeiro a 30 de agosto, foram mais de 11 mil focos de calor no estado. No mesmo período do ano passado, o estado tinha 6.046 registros de pontos de calor.
Relatório da Defesa Civil da capital aponta que os meses entre junho e outubro constituem o período em que se verifica alto índice de queimadas, seja no campo ou nas cidades. É um quadro que já se tornou habitual para os mato-grossenses, em que o período de ar seco, com muito vento, excesso de poeira e muita fumaça causa graves problemas à população. Nas áreas urbanas, muita gente ainda usa o fogo para limpar quintais ou terrenos baldios.
Comentários