Eleição da Mesa Diretora deve reconduzir 4 deputados aos cargos
A eleição da Mesa Diretora para o biênio 2013/2014, que acontece durante a sessão vespertina desta terça (4), não deve trazer grandes mudanças para o comando da Assembleia. Graças ao Projeto de Emenda Constitucional que autoriza os deputados a disputar à reeleição, aprovada em 15 de agosto, além do presidente José Riva (PSD), a tendência é que outros 3 deputados sejam reconduzidos aos cargos, conforme divulgado com exclusividade pelo Blog do Romilson. A escolha será transmitida ao vivo, pelo RD Sessão, sendo apresentada pela jornalista Patrícia Sanches e comentada pelo analista político Alfredo da Mota Menezes.
A chapa única ainda é mantida sob sigilo e será exposta aos parlamentares durante reunião do Colégio de Líderes desta terça, a partir das 15h. Mesmo sem divulgação oficial dos nomes, no entanto, a informação é de que Romoaldo Júnior (PMDB) será reconduzido ao cargo de primeiro-vice-presidente, Mauro Savi (PR), de primeiro-secretário, e Dilmar Da Bosco (DEM), de segundo-secretário.
O republicano, inclusive, cogitava disputar a presidência, mas teria recuado ao ter a garantia de que seria mantido no segundo cargo mais importante da Mesa, que assumiu após a renúncia de Sérgio Ricardo para se tornar conselheiro do Tribunal de Contas.
As mudanças mesmo ficarão a cargo de Luiz Marinho (PTB), que deixará a segunda-vice-presidência e assumirá o posto de quarto-secretário, hoje ocupado por Wagner Ramos (PR), que ficará de fora da Mesa. Sebastião Rezende (PR) assume o cargo do petebista. Também deixa a condução dos trabalhos do Legislativo, o deputado Airton Português (PSD), então terceiro-secretário. Em seu lugar assume Walter Rabello (PSD), líder da sigla na Assembleia.
Após a reunião do Colégio de Líderes, os deputados dão início à sessão. A chapa é posta em votação na ordem do dia e o voto é secreto. Cada deputado tem direito a se manifestar antes de votar. A eleição da Mesa Diretora passou a ser realizada na primeira sessão de setembro após a aprovação da Emenda Constitucional 53 de 2008.
Comentários