Criada chapa única com Riva reeleito
A composição da chapa que concorre à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa será oficializada hoje durante reunião do Colégio de Líderes, que acontece horas antes da sessão ordinária na qual seus membros serão eleitos. Embora não confirme, o atual presidente da Casa de Leis, deputado estadual José Riva (PSD), é candidato à reeleição e deve ser reconduzido ao cargo.
Com uma bancada de cinco deputados, o PSD é o partido que pleiteia o maior número de cargos. Além da presidência, disputa a quarta secretaria, atualmente ocupada pelo deputado estadual Wagner Ramos (PR).
Até o fechamento desta edição, compunham a chapa os seguintes deputados: José Riva como candidato a presidente; Romoaldo Júnior (PMDB) pleiteando a primeira vice-presidência; Antônio Azambuja (PP) a segunda vice-presidência; Dilmar Dal’Bosco (DEM) a segunda secretaria; Luiz Marinho (PTB) a terceira secretaria; e Airton Português (PSD) a quarta secretaria.
A eleição deste ano terá como elemento novo o fato de seus membros poderem disputar a reeleição. A possibilidade foi oficializada após aprovação de Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e de alteração no Regimento Interno da Casa.
Até então, a Constituição previa que os membros da Mesa e seus substitutos seriam eleitos para um mandato de dois anos, mas proibia a reeleição para os mesmos cargos.
Caso Riva decida não concorrer, o que é pouco provável, o líder do governo na Assembleia, Romoaldo Júnior, informou que apresentará seu nome à presidência.
Comentários