Silval enaltece índices de produção do agronegócio
As políticas públicas de Mato Grosso voltadas para o fortalecimento da agropecuária foram os principais pontos abordados pelo governador Silval Barbosa durante palestra no Congresso AgriMoney, nesta terça-feira (26.11), em Cuiabá. O evento é uma realização do Canal Rural, com o tema “A Nova Fronteira da Rentabilidade”.
Segundo o governador, a realização desse tipo de evento, que promove a relação entre a informação e o conhecimento em sua amplitude econômica, é muito importante não só para os produtores, como também para a sociedade ter informações desta realidade pelos meios de comunicação.
“Ao promover um evento como esse, os meios de comunicação passam a ver a realidade de Mato Grosso como exatamente é: rico por conta de sua produção, que tem índices fantásticos, e, ao mesmo tempo, emergente por seu potencial de transformação. É também uma oportunidade de estarmos interagindo com quem tem força de cobrar”, frisou.
Silval Barbosa reconheceu que o grande desafio do poder público é acompanhar o desenvolvimento do setor da agrícola, que amplia a capacidade de produtividade, com adoção de novas tecnologias. Em quatro anos, Mato Grosso saltou de uma produção de 20 milhões de toneladas para mais de 46 milhões de toneladas.
O principal ponto a ser superado, segundo o governador, é a logística para escoar a imensa produção e tornar o estado competitivo. Ele destacou que Mato Grosso vem cobrando novos meio de escoamento. O governador também lembrou que há avanços, como a inauguração do Terminal Intermodal de Rondonópolis, em setembro, as recuperações e duplicações das rodovias, assim como o programa de asfaltamento do governo, o MT-Integrado. A malha viária de responsabilidade do estado é 30 mil km, sendo que hoje apenas sete mil km contam com asfalto. Até o final da gestão, Silval Barbosa espera chegar a 10 mil km.
Respondendo a uma pergunta sobre a questão de manutenção de estradas, o governador informou que estado está realizando estudos para privatização de 1.080 km, sendo a primeira delas a MT-130, entre Primavera do Leste e Rondonópolis.
Outro ponto destacado foi a política de desoneração da carga tributária para aquisição de máquinas agrícolas, do biodiesel, além do programa de aquisição de maquinários para os consórcios.
O congresso AgriMoney segue até quarta-feira (27.11). Além de palestras, acontecem workshops voltados para as questões de comercialização, como otimização de performance. O governador esteve acompanhado do secretário-chefe da Casa Civil, Pedro Nadaf.
Comentários