Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quarta - 05 de Setembro de 2012 às 19:15

    Imprimir


Cerca de mil placas de propaganda eleitoral já foram retiradas das ruas e avenidas de Cuiabá porque estavam, de acordo com a Justiça Eleitoral, fora dos padrões determinados pela legislação. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), o trabalho de fiscalização é feito durante o dia e também à noite.

Oficiais e servidores do Tribunal Regional Eleitoral verificam se as placas estão nos locais permitidos e se atendem às exigências mínimas de distância e horários determinados. "As placas devem estar a dois metros de distância do meio-fio e a cinco metros de distância de esquinas. Porém, não podem ser colocadas em rotatórias”, informou o chefe de cartório da Justiça Eleitoral Antônio Boaventura. Ele explica que após as 22h é proibido que placas e cavaletes com propaganda eleitoral permaneçam em vias públicas.

Na última operação realizada durante o dia foram apreendidas, até no começo desta semana, 783 placas de candidatos. Já na operação realizada durante à noite, 212 materiais de campanhas estavam fora da lei e foram aprendidos pela Justiça Eleitoral na ocasião. O TRE eleitoral informou ainda que o material apreendido pode ser encaminhado para reciclagem.

“A placa, colocada no período de 6h às 22 horas, estando em situação regular, ela é considerada lícita. Então, se uma pessoa atentar contra a propaganda que é legal, ela comete crime eleitoral. E pode ser processada criminalmente pela justiça”, ressaltou o operador jurídico da Justiça Eleitoral.

Segundo o TRE, após o recolhimento das placas que estão fora da das normas, o candidato é notificado e se houver uma nova irregularidade é aplicada uma multa. Quem determina o valor da multa é o juiz, já que, não há um valor pré-estabelecido.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/31499/visualizar/