Polícia Militar promove 274 profissionais entre praças e oficiais
Foi realizada na noite desta quarta-feira (05.09), a solenidade de promoção da Polícia Militar. Foram promovidos 274 profissionais, dentre praças (201) e oficiais (73), sendo cinco deles ao posto maior da instituição. O evento ocorreu no Quartel do Comando Geral (QCG) da PM, situado na Avenida do CPA, em Cuiabá, com desfile de unidades militares da instituição.
A solenidade de promoção faz parte do calendário da instituição, sendo realizada anualmente no dia de aniversário de criação da PM, comemorado, ainda este ano, no dia 05 de setembro. A partir de 2013, em razão de uma pesquisa histórica, a solenidade passará a ser celebrada todo dia 06 de novembro. Pelo motivo de os registros históricos apontarem a existência da instituição desde 1720. Sendo assim, este ano a PM completará 292 anos. Caso fosse considerada a antiga data de criação, 05 de setembro de 1835, a instituição completaria 177 anos.
Os oficiais promovidos ao posto de coronel foram Clarindo Alves de Castro, secretário adjunto da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh); Wilquerson Felizardo Sandes, comandante regional de Várzea Grande (CR II); Jorge Antonio de Oliveira Paredes, comandante do Centro de Aperfeiçoamento de Praças (Cfap); Jacques Lopes da Cunha, coordenador do Programa de Erradicação às Drogas e à Violência (Proerd) e Ronaldo Silva Jardim, dentista militar da Diretoria de Saúde da PM. Todos eles ocupavam o posto de tenente coronel.
A instituição também realizou a promoção post-mortem de três policiais mortos em atividade. Foram eles Rudi Schmidt, atuante em Querência, que morreu de infarto ao intervir em uma discussão na cidade; Alex Oliveira Suzarte da Silva, que faleceu ao tentar impedir um assalto em Poconé; Roni Cesar Gomes e Rosangelo Carmo da Silva, ambos atuantes em Sinop e que morreram em um acidente na rodovia BR-163, quando deslocavam para atender uma ocorrência policial.
Estiveram presentes na solenidade o governador do Estado, Silval Barbosa; o comandante geral da PM, coronel Osmar Lino Farias; o secretário de Estado de Segurança (Sesp), Diógenes Curado e demais autoridades militares e familiares dos policiais promovidos.
Comentários