Um dos fugitivos da Penitenciária Central do Estado, antigo presídio do Pascoal Ramos, em Cuiabá, foi recapturado neste sábado (8), na comunidade Sucuri, na capital. De acordo com a Polícia Militar, o homem de 31 anos estava próximo a um matagal e foi reconhecido pelos PMs a partir de uma cartilha contendo fotografias e dados dos reeducandos que fugiram da unidade prisional no dia 20 do mês passado.
O suspeito foi encaminhado à Delegacia Metropolitana de Cuiabá e deve retornar para o presídio após prestar depoimento à Polícia Civil, que vem investigando o caso por meio da Gerência de Combate ao Crime Organizado (Gcco). Ele tinha sido condenado pela Justiça a 19 anos de prisão em regime fechado pela morte de um adolescente dentro do Centro Socioeducativo de Cuiabá, antigo Complexo do Pomeri.
O crime ocorreu em 2005 e o acusado teria contado com a ajuda de outras pessoas para matar a vítima com golpes de arma artesanal e pedaços de madeira com pregos encravados. O acusado era cunhado da vítima e teria o matado por vingança pela morte do pai, do qual a vítima era suspeita. Consta no processo judicial que a vítima sofreu 52 duas lesões pelo corpo, dentre elas, uma decorrente de encravamento de uma barra de ferro de 90 centímetros de comprimento que atravessou seu corpo.
Dos 35 reeducandos que fugiram da Penitenciária Central, 15 foram localizados. Desse modo, a polícia ainda mantém as buscas pelos outros 20 que ainda encontram-se foragidos. A fuga ocorreu depois de uma explosão que abriu um buraco no muro da unidade, por onde os reeducandos passaram.
Durante a noite, os reeducandos serraram as grades das celas e se preparam para fugir. Para isso, contaram com o apoio de pessoas que estavam do lado de fora do presídio, responsáveis pela explosão. Conforme a secretaria, oito veículos estavam perto da penitenciária para ajudar na fuga dos detentos.
Comentários