Pela conscientização política vereador propõe criação do Parlamento Jovem
Visando estimular o exercício da cidadania, por meio da conscientização política, tramita na Câmara de Cuiabá o projeto que institui a criação do Parlamento Jovem Municipal, com objetivo de fomentar a participação dos estudantes de forma direta nas sessões plenárias.
De autoria do vereador Paulo Borges (PSDB), o Parlamento Jovem, terá sessões semestrais, oportunizando estudantes dos ensinos fundamental e médio, a vivência do processo democrático mediante a participação em jornada parlamentar na Câmara de Cuiabá, com direito a diplomação e exercício do mandato.
Qualquer escola pública ou privada está apta a participar do projeto – qual deve eleger seus representantes. Ao todo os 25 jovens vereadores e vereadoras serão escolhidos para legislar ao longo do ano. São duas sessões semestrais, com mandato de um ano, podendo ser reeleitos por mais um.
Segundo Paulo Borges, as escolas interessadas no projeto devem comunicar a Câmara de Cuiabá, que deve disponibilizar um vereador para realizar em cada instituição de ensino, palestra sobre os conceitos básicos das funções do Poder Legislativo e funcionamento do Parlamento Jovem.
A legislatura terá duração de um dia com o início da diplomação seguida da posse dos jovens parlamentares, sendo concluída com aprovação de projetos na Ordem do dia e publicação na Imprensa Oficial do Município.
Fica a cargo da Mesa Diretora, coordenar o bom andamento dos trabalhos do Parlamento Jovem podendo firmar convênios ou parcerias com órgãos públicos e entidades privadas para dar continuidade aos projetos aprovados em plenário. O vereador Domingos Sávio (PMDB) também assina o projeto junto com Paulo Borges.
Comentários