O vídeo ao lado compara duas bolinhas de aço – a da esquerda é de aço normal, que já é repelente à água, e a da direita é “superidrofóbica”. As duas foram aquecidas a 380 graus Celsius, bem acima dos 100 graus necessários para que a água se torne vapor.
Na imagem da esquerda, a água forma muitas bolhas na superfície da bolinha. Na direita, ela vaporiza sem formar uma bolha sequer.
A descoberta é útil porque, em alguns lugares, a formação de bolhas durante a fervura pode danificar a superfície – há casos em que o processo até gera risco de explosões. A propriedade seria útil em usinas nucleares, por exemplo.
Além disso, os criadores disseram que a superfície repelente à água poderia servir ainda para evitar o acúmulo de gelo onde isso não é desejado.
A pesquisa foi liderada por Neelesh Patankar, da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, e publicada pela revista científica “Nature”.
À esquerda, o aço "superidrofóbico" não permite a formação de bolhas; à direita, muitas bolhas se formam sobre o aço normal (Foto: Ivan Vakarelski/Divulgação)
Comentários