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Economia
Quinta - 13 de Setembro de 2012 às 19:15

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Produtores, supermercados, açougues somaram esforços com o intuito de fazer o brasileiro comer mais carne suína. A campanha “Semana Nacional da Carne Suína”, promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), com apoio institucional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), foi lançada nesta quarta-feira (12.09), no Salão de Atos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Brasília. A diretoria da Acrismat esteve presente no evento.
 
Realizada em 2013, a campanha pretende atingir supermercados de todo o país, garantindo maior espaço para a carne suína nas gôndolas do varejo. A ação também buscará reestruturar o formato do produto, torna-lo mais prático e aprimorar ainda sua apresentação nos pontos de venda, oferecendo uma consistente diversidade de cortes, criando opções dissociadas de gordura.
 
Por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) a campanha irá capacitar profissionais de açougues a desenvolver diversos cortes suínos, dando continuidade ao trabalho realizado em 10 estados desde 2009.
A campanha pretende também quebrar o paradigma dos clientes em relação à carne suína. Atualmente, ainda prevalece entre os consumidores brasileiros a visão segundo a qual a carne suína é um produto questionável para a saúde humana e somente adequada para eventos festivos, por seus cortes grandes, pernil, lombo inteiro para assar, peça grandes de costela.
Para o presidente da ABCS, Marcelo Lopes, a Semana vem ao encontro da meta estabelecida pela entidade de alcançar o consumo médio de 18kg per capita até o final de 2015. “Essa é uma conquista para o setor de suínos, uma iniciativa que trará resultados representativos para o consumo de carne suína no Brasil e que, com o apoio do MAPA, da ABRAS e Abipecs, aumentará as possibilidades de tornarmos o Brasil um grande país consumidor de carne suína”. Hoje o consumo interno é estimado em 15,1 kg, onde apenas 3% se referem a carne in natura. Já a média mundial é de 39 quilos por habitante/ano.
 
O diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues, acredita nas oportunidades de ganhos que inclusão de novos cortes de carne suína pode oferecer ao setor supermercadista. “A campanha pode ainda fidelizar consumidores, trazer um diferencial às gondolas de carnes e capacitação aos profissionais das redes participantes”, comenta.
 
Durante o lançamento, também foi assinado o protocolo de Intenções e de entendimento para a cooperação na área de comercialização e incentivo ao consumo de Carne Suína para reforçar as ações de apoio ao setor.
 
 





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