Com seis marcas sob seu domínio, o grupo Multi Holding detém hoje cerca de 30% do mercado de cursos de inglês no Brasil. Sua história começou na década de 1980, mas foi no início dos anos 2000 que se iniciou a expansão. Hoje, ele detém as escolas Yázigi, Skill, Alps, Quatrum, People e Wizard, além de cursos profissionalizantes. Quarto lugar no mercado mundial no seguimento, o próximo passo, segundo o presidente Carlos Martins, é abrir capital. "O banco Itaú fez um investimento de R$ 200 milhões e estamos preparando tudo para abrir capital. Não sei exatamente quando, mas em breve", afirma.
Em 1987, Martins, formado em ciências da computação, começou dando aulas de inglês para os colegas da multinacional em que trabalhava. Quando percebeu que essa fonte paralela de renda era maior que a principal, trocou definitivamente a tela do computador pela lousa e abriu a primeira sede do Wizard. No início dos anos 2000, incentivado pelos filhos, Martins decidiu expandir a empresa, comprando e abrindo outras marcas. Hoje há escolas ligadas ao grupo em todos os estados brasileiros.
"As escolas têm diferenciação entre grupo e abordagem. Por exemplo, a Alps é para quem tem uma necessidade de um curso mais rápido. A Wizard e a Skill pegam um público mais adolescente e adulto, e a Quatrum, mais infantil", explica a diretora pedagógica do Multi, Marcia Gherardi. Ela conta ainda que a ideia é ter uma opção para cada público e acredita que o grupo já abrange todos os potenciais alunos de idiomas.
Quando uma marca é adquirida pelo conglomerado, explica Marcia, a ideia é manter o nome, as características de público-alvo e o material didático. O único caso diferente foi com o Cultural, em Porto Alegre, que teve a marca mantida por três anos e então, em 2012, substituída pelo People. A escola é voltada para quem quer um ensino mais rápido.
Várias escolas, um dono. Algum problema?
Para Romualdo Portela de Oliveira, especialista de administração escolar da USP, em relação à qualidade do ensino o fato de as escolas terem um único dono não deve causar problemas, desde que se conserve uma diversidade entre os cursos. Contudo, ele adverte que pode haver homogeneização nos preços das mensalidades, o que prejudica a livre concorrência.
A implantação das escolas é feita por sistema de franquia. Segundo Martins, o Multi tem opções para empresários que tenham desde R$ 5 mil até R$ 500 mil para investir no negócio. Com a intenção de manter uma linha clara de trabalho entre as sedes de uma mesma marca, a coordenação pedagógica organiza encontros regulares com os coordenadores de cada região que, por sua vez, treinam os funcionários de suas praças. "Queremos, assim, manter as identidades das marcas em todas as regiões em que atuam", afirma Marcia.
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