A frente fria que chegou ao Sul do país pode aumentar ainda mais as chances de temporais em Mato Grosso. O meteorologista do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), Paulo Gonçalves, explica que a frente fria em si não chega ao estado, no entanto, interfere trazendo áreas de instabilidade.
Segundo ele, a temperatura elevada em Mato Grosso somada à frente fria contribui para a formação de fortes chuvas em todo o Centro-sul do estado e favorece a formação de temporais, principalmente no período da tarde. Além disso, no Sudeste de Mato Grosso a umidade relativa do ar segue baixa, mas deve aumentar gradativamente com a ocorrência das chuvas.
Já no Nordeste de Mato Grosso, o sol deve aparecer entre poucas nuvens e nessa mesma área a temperatura máxima deve chegar a 38°C. Em Itiquira deve fazer até 31°C. E a temperatura pode chegar a 35°C em Alto Boa Vista e Campo Novo do Parecis, e fazer até 37°C em Cuiabá.
O Inpe alerta que as chuvas no Centro-sul do estado poderão ter poder destrutivo, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. No entanto, sua localização precisa só poderá ser feita apenas com algumas horas de antecedência.
Comentários