Duas pessoas foram flagradas atendendo pacientes. CRO recebeu denúncias na região Centro-norte de MT.
Fiscalização flagra falsos dentistas atuando em Arenápolis e Barra do Bugres
Dois homens foram detidos em flagrante nesta terça-feira (25) por suspeita de exercício ilegal da profissão de odontologia, nas cidades de Arenápolis e Barra do Bugres, a 259 e 169 quilômetros de Cuiabá, respectivamente. As irregularidades foram encontradas durante uma fiscalização do Conselho Regional de Odontologia (CRO).
Conforme o CRO, a ideia é percorrer toda a região Centro-norte de Mato Grosso para impedir o exercício ilegal da profissão.
Em um dos casos, o falso dentista foi encontrado trabalhando em um consultório improvisado na própria casa na cidade de Arenápolis. Há 25 anos ele atuava como dentista no município. O suspeito não quis se pronunciar sobre o caso, mas deve responder por exercício ilegal da profissão. Segundo o Conselho, essa prática ilegal se torna comum em pequenas cidades. “A população é atendida de forma precária com instrumentos que não são esterilizados, podendo ser contaminados com doenças como a hepatite”, disse Rogério Luiz Vialle, gerente administrativo do CRO.
Já na cidade de Barra do Bugres, o Conselho flagrou um acadêmico de odontologia atuando na área, inclusive atendendo pacientes. “Já encontramos mais de 10 profissionais ilegais só neste ano e nosso objetivo é acabar com os falsos profissionais no estado”, disse Vialle.
Para exercer a profissão, além do curso superior, é necessário ter cadastro no Conselho Regional de Odontologia.
Comentários