Os quilos a mais não são um problema apenas para a autoestima. De acordo com um estudo publicado da revista BMC Medicine, homens com excesso de peso estão mais propensas a desenvolver câncer de próstata. As informações são do jornal inglês Daily Mail.
A gordura em torno da próstata proporciona uma característica favorável para o crescimento do tumor, além de poder aumentar o risco de doenças como diabetes, problemas cardiovasculares e câncer.
Uma esquipe liderada pelo médico Ricardo Ribeiro analisou a gordura ao redor da próstata de pacientes que foram submetidos à cirurgia na região por vários motivos, como hiperplasia prostática benigna, câncer de próstata e até mesmo homens que haviam superado o câncer.
Independente do tipo de doença, os homens com excesso de peso apresentaram diferentes níveis de atividade do gene de gordura que envolve as próstatas em comparação com os mais magros. Isso inclui genes responsáveis pela imunidade, inflamação, crescimento e proliferação celular.
O câncer de próstata é umas das formas mais comuns da doença em homens e, quando tratada precocemente, apresenta bons resultados. "Em uma população cada vez mais obesa, entender como gordura, especialmente a gordura ao redor da próstata, pode influenciar o crescimento e a gravidade do câncer", explica Ribeiro.
Comentários