Record age para proteger Russomanno, afirma Serra
O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, José Serra, acusou a TV Record de agir para proteger seu adversário Celso Russomanno, do PRB, ao cancelar um debate previsto para a próxima segunda-feira (1º).
A justificativa da emissora foi a ausência de dois dos três principais candidatos: Celso Russomanno (PRB) e Serra.
"Isso é lorota. [...] O fato é o seguinte: a Record cancelou um debate para proteger o Russomanno, porque nós não negamos participar do debate", afirmou Serra nesta segunda-feira.
A TV Record pertence ao bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal, cujos integrantes comandam o PRB e a campanha do líder da corrida eleitoral paulistana.
"O Russomanno agora para fazer campanha precisa estar protegido, porque não tem muitas ideias, é uma pessoa vulnerável, é despreparado. Se é exposto, fica fragilizado. E a Record está colaborando para protegê-lo."
Para o tucano, Russomanno "teme ser confrontado com ideias e perguntas" e tem "horror de falar da vida de homem público".
O tucano também ligou Russomanno à Universal. "A Universal não está protegendo [o Russomanno], a Universal faz a campanha dele, aí não é um problema religioso, simplesmente faz a campanha."
Em nota em resposta às declarações de Serra, a Record afirmou que "o candidato e o partido jamais responderam aos documentos protocolados no PSDB, na Justiça Eleitoral ou enviados por e-mail para os responsáveis pela campanha."
"Nosso objetivo claro e imparcial desde o primeiro momento era garantir ao candidato José Serra o mesmo espaço oferecido aos outros sete candidatos que, pela legislação eleitoral em vigor, devem participar com direitos iguais de toda a cobertura eleitoral da emissora", diz a Record.
NASCIMENTO
Líder nas pesquisas, Russomanno não poderá comparecer porque, segundo a coordenação de sua campanha, está previsto para o mesmo dia o nascimento da sua filha Katherine.
A emissora informa também que os responsáveis pela campanha de Serra não responderam aos convites para negociar as regras do encontro.
A Record afirma que os convites foram feitos segundo a legislação eleitoral, sendo protocolados na sede do partido, coordenação de campanha e na Justiça Eleitoral.
A reunião na Record com os representantes das candidaturas aconteceu ontem.
Na nota sobre o cancelamento, a emissora diz que convidou Serra para duas sabatinas feitas pela Record News e pelo site R7. De acordo com a Record, a campanha do tucano, porém, não respondeu aos convites.
"A Rede Record, que já havia reservado o horário em sua programação e definido investimentos técnicos e cenográficos, lamenta a impossibilidade de participação de todos os candidatos", informa o comunicado da empresa, que espera organizar um encontro no segundo turno.
DEBATE FOLHA/UOL
No começo do mês, Russomanno recusou convite para participar do debate organizado pela Folha e pelo UOL, que estava marcado para o dia 20.
A recusa de Russomanno tornou inviável a realização do evento, porque Serra e Fernando Haddad (PT) afirmaram que só participariam do encontro se o líder da disputa também aceitasse.
O candidato do PRB afirmou que não foi ao debate porque foi "vítima de um massacre" na sabatina promovida pelo jornal e pelo portal em agosto.
LEIA COMUNICADO DA RECORD
"A Rede Record informa que o debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo, previsto para ser realizado no próximo dia 1º de Outubro, está cancelado.
Durante todo o processo de negociação do encontro entre os candidatos, os responsáveis pela campanha de José Serra não responderam aos convites para a negociação de regras e acordos do debate. Os convites foram feitos de acordo com a legislação eleitoral e protocolados na sede do partido do candidato, na coordenação de Campanha e na Justiça.
O candidato Celso Russomano também não poderá comparecer ao debate porque, de acordo com a coordenação da campanha, na mesma data, por previsão médica, deve nascer o seu filho.
O debate previsto para acontecer com os oito candidatos, sem a participação de dois entre os três mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais, ficaria prejudicado em sua dinâmica e não cumpriria seu papel de informar o eleitor e discutir ideias para a cidade de maneira ampla e democrática.
Desta forma, a Record decidiu não realizar o debate no primeiro turno da eleição em São Paulo.
O Grupo Record informa, ainda, que realizou duas sabatinas com os todos os candidatos à Prefeitura e um debate com os candidatos à vice-prefeito, com transmissão pela Record News e pelo Portal R7, sempre com a ausência de José Serra e de seu vice após insistentes convites feitos aos representantes do seu partido, conforme documentos protocolados. O vice de Russomano também não esteve no debate por razões médicas.
A Rede Record, que já havia reservado o horário em sua programação e definido investimentos técnicos e cenográficos, lamenta a impossibilidade de participação de todos os candidatos. E reafirma o desejo de realizar o encontro em caso de segundo turno nas eleições paulistanas.
Rede Record"
Comentários