Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Polícia
Quarta - 03 de Outubro de 2012 às 15:09

    Imprimir


A Polícia Militar alerta a população da atuação de muitos criminosos que estão agindo com informações privilegiadas em assaltos e furtos à residências e empresas em Mato Grosso. Em alguns casos, o acesso aos locais é facilitado com chaves e controles. Segundo o comandante da Polícia Militar, capitão Paulo César Vieira, tem sido comum casos envolvendo pessoas conhecidas aos funcionários e donos dos estabelecimentos. “Alguns casos envolvem também ex-funcionários, ou pessoas que trabalham no local e passam informações para outras que vão até lá praticar esse tipo de crime”, ressaltou.

De acordo com o comandante, a orientação é que os empresários restrinjam informações sigilosas somente às pessoas de confiança e que não tenham uma rotina de entrada e saída de valores das empresas para não facilitar o ataque de bandidos. “Os empresários e as pessoas que têm comércio e realizam contratações devem se cercar de informações do seu funcionário, de quem vai contratar. Peça referências, solicitação da apresentação da certidão negativa da Justiça Criminal”, pontuou.

Em uma farmácia de Cuiabá a câmera de segurança interna mostrou o momento em que assaltantes abrem, tranquilamente, o portão eletrônico do estabelecimento com um controle. Eles entram e rendem os funcionários com um revólver. Em seguida, fogem correndo com uma bolsa pelo mesmo portão. Uma mulher que estava no estabelecimento passa mal e um colega ajuda acalmá-la.

Dentro de um controle de portão eletrônico, como o utilizado para assaltar a farmácia, existe um transmissor. De acordo com o técnico em segurança eletrônica Jovino Neto, a clonagem desse objeto depende do tipo de sistema que ele possui. “Os controles mais novos não são possíveis clonar, porque ele tem um sistema específico. A pessoa consegue abrir o portão, a não ser que ela tenha acesso ao motor. Mas antigamente tinha um sistema de controle que era diferente. Nele era possível clonar através de outro controle. Mas eu teria que ter um controle em mãos também fabricado na central”, explicou.

O biólogo Anacleto Garcia Arruda recém contratou uma empresa para instalar o motor do portão eletrônico, mas antes pesquisou bem e procurou profissionais de confiança. “Você tem a possibilidade de pesquisar em outros locais quais são as empresas que estão trabalhando com o mesmo produto. Essa é uma preocupação básica se tratando de segurança”.

Outro caso
No início do mês passado uma relojoaria foi assaltada por dois assaltantes, horas depois da chegada de novas mercadorias. Uma pessoa que estava no local reagiu e atirou contra um dos criminosos, que morreu. A suspeita da polícia é que eles sabiam que os produtos seriam descarregados naquele dia.





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/29734/visualizar/