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Cidades
Quarta - 08 de Janeiro de 2014 às 21:42

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 A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, demonstrou preocupação do governo federal em relação às obras de ampliação do Aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, e chegou a falar em um “plano B”. Pelo exemplo citado por ela, caso a obra não seja concluída no prazo previsto para receber a demanda de turistas que devem visitar o Estado durante Copa do Mundo de Futebol, que acontece em junho, existe a possibilidade de improvisar um terminal com cobertura de lona (tendas climatizadas). Assim, seria garantida a demanda de passageiros que devem desembarcar em Mato Grosso para acompanhar os quatro jogos do mundial.


 
Apesar disso, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) sustenta, por meio de sua assessoria de imprensa, que a previsão é entregar as obras do Marechal Rondon em abril. Garante que o cronograma continua mantido e até o momento não há nada de concreto demonstrando a necessidade de colocar o plano B em prática. Até o momento, somente 40% das obras iniciadas em abril de 2012 estão prontas. Pelos dados da Infraero, o Marechal Rondon que em 2011 operava com uma área de 7,2 mil metros quadrados passará a funcionar agora em 2014 com 13,2 mil metros quadrados.


 
A preocupação demonstrada pela ministra escalada pela presidente Dilma Rousseff (PT) coordenar os trabalhos e garantir a realização da Copa se devem em função de problemas na elaboração do projeto e na licitação que resultaram em atraso na ampliação do Marechal Rondon. Mesmo assim, a Infraero reafirma que não existe necessidade de vir a utilizar o plano B. Explica que desde o início, essa possibilidade de vir a utilizar tendas climatizadas foi adotada como uma outra opção em caso de imprevistos.


 
Justifica que são tendas climatizadas e capazes de serem adaptadas de acordo com a demanda aumentando a área de embarque, desembarque ou check-in. A Infraero lembra que essas tendas já foram utilizadas na Copa da África do Sul em 2010 e também Eurocopa de Lisboa, em 2004.


 
No quesito capacidade de passageiros, o Marechal Rondon, segundo a Infraero passará a operar depois de finalizada a obra de ampliação com suporte para receber 5,7 milhões de pessoas. Em 2011, essa capacidade era de 2,5 milhões de passageiros. Naquele ano a demanda anual era de 2,6 milhões e agora em 2014, a Infraero trabalha com uma demanda aproximada de 3,3 milhões de passageirospor ano.


 
Ao final da reforma e ampliação, a área do estacionamento também será ampliada passando de 13.785 metros quadrados. Em 2011, esse espaço era de 9.450 metros quadrados.


 
Histórico - a reforma e ampliação do Marechal Rondon sempre esteve entre as obras mais atrasadas de todas as cidades-sede da Copa do Mundo de 2014. No início, a obra estava orçada em R$ 77,2, mas até outubro do ano passado a obra sofreu 3 aditivos resultando num acréscimo de R$ 3,21 milhões no contrato original da obra.


 
A previsão inicial era que o aeroporto ampliado fosse entregue até março de 2014, mas em 2013 já existia um atraso de mais de 3 meses no andamento da obra, conforme apontou o Tribunal de Contas do Estado nos últimos relatórios divulgados em julho do ano passado. Agora, a Infraero afirma que trabalha com o cronograma de entrega para abril deste ano.





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