Candidatos ignoram campanha e cidade amanhece cheia de santinhos
O alerta feito pelo juiz da 47ª Zona Eleitoral, Francisco Rogério Barros, parece não ter sensibilizado os candidatos e Barra do Garças amanheceu ‘forrada’ de santinhos a panfletos apócrifos. A cidade foi uma das últimas a aderir à campanha “Cidade Limpa” lançada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com a finalidade de manter as cidades limpas, porém, o que se viu foi uma verdadeira ‘sujeira eleitoral’ nos mais diversos pontos.
O juiz Francisco Rogério e promotor eleitoral, Marcos Brant Gambier Costa, advertiram por meio das emissoras de rádio, TVs e jornais, os candidatos sobre as sanções que eles poderiam sofrer caso insistiram no arremesso de santinhos e panfletos próximos aos locais de votação. Segundo eles, o candidato correria o sério risco de não ser diplomado caso insistisse na prática.
“O candidato ou o cabo eleitoral que for flagrado jogando santinhos ou qualquer espécie de lixo eleitoral nas ruas serão responsabilizados”, disse o juiz, que requisitou o apoio das polícias Civil, Militar e Federal para auxiliar na fiscalização. O desrespeito começou ainda no sábado durante uma caminhada promovida pela coligação liderada pelo PMDB. Santinhos do candidato a prefeito Adalto de Freitas, o Daltinho, foram ‘esparramados’ nas ruas do setor central, por onde passou a manifestação.
Na noite de sábado, por volta das 20 horas, carros foram vistos em vários pontos da cidade arremessando materiais apócrifos nos bairros Campinas, Cristino Cortes, Piracema e Ouro Fino. Um dos panfletos procurava atingir o candidato do PSD, Roberto Farias e na madrugada santinhos foram espalhados próximos aos locais de votação.
Votação – O início da votação em Barra do Garças começa às 8 horas no horário oficial de Mato Grosso. Mesmo a cidade seguindo o horário de Brasília, para a Justiça Eleitoral prevalece à supremacia do estado pelo fato da cidade pertencer a Mato Grosso.
Comentários