Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sábado - 30 de Novembro de 2013 às 14:04

    Imprimir


 Pais e avós estão desde terça-feira (26) acampados em frente à creche municipal Risoleta Neves, localizada próximo ao terminal do bairro CPA 3. 
 
A abertura da matrícula começa no próximo dia 2 de dezembro em todas as creches da rede municipal de Cuiabá. Mas, para garantir uma vaga para os filhos, os pais resolveram montar barracas do outro lado da rua da creche e esperar o início das matrículas, já que unidade é referência na região e dispõe de pouca oferta. 

Rosenil Ponce de Souza, e sua filha, estão desde quarta-feira (27) acampadas para não perderem a vaga no berçário. 
 
“Eu e minha filha fazemos um revezamento: tem hora que ela vai para casa fazer comida e descansar, e eu fico aqui no lugar dela para garantir a vaga do meu netinho”, conta a senhora. 
 
Já Estanislau Brito calcula que ficará cinco dias acampado em frente à creche Risoleta Neves. Tudo isso para garantir a vaga do neto que ele cuida, juntamente com a esposa. 
 
“Para mim, isso é uma tremenda falta de planejamento da prefeitura. As creches estão superlotadas”, critica o senhor. 
 
Hezir de Assis e sua filha Gisele Silva, que é mãe de uma criança de 10 meses, reforçam as críticas de Brito. 
 
Elas contam que já ligaram na Secretaria Municipal de Educação à procura de outras creches da região que tenham vagas. 
 
“Eles informam que as creches estão lotadas e dizem que vão colocar o seu nome na lista. Mas, você nunca sai dessa lista. Sei de gente que já está há dois anos nessa lista e não consegue uma vaga”, afirma Assis
 
A coordenadora da creche Risoleta Neves, Lorena Lobato, disse à reportagem do MidiaNews que a fila em frente a unidade não tem nada haver com a coordenação. 
 
“Essa é uma fila deles, pois eles sabem que quem chega primeiro tem maiores chances de garantir uma vaga”, destaca. 
 
Ela também reconhece que há um déficit de vagas na creche, principalmente na área de berçário. 
 
A coordenadora explica que isso acontece porque as crianças que são matriculadas no berçário não saem mais da creche até alcançarem o Jardim de Infância 2, que é para crianças de 3 anos até 3 anos e 11 meses.
 

Creche municipal Risoleta Neves, no bairro CPA 3


“Nesse setor, por exemplo, estamos com 38 crianças e já não temos mais vagas”, afirma. 
 
Lobato ressaltou também que o déficit de vagas acontece em todo município. “A população de criança tem aumentado nos últimos anos e o número de creches não tem suportado a demanda”.
 
Outro lado 
 
Para atender a demanda de vagas nas creches, a Prefeitura de Cuiabá informou que vai inaugurar um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEIs) a cada mês. Ao final de 2016, conforme a assessoria, serão 26 unidades entregues, que vão abrir mais de 3.744 vagas para crianças de 0 a 3 anos de idade. 
 
A Prefeitura informou ainda que  a rede municipal de Cuiabá possui hoje 51 creches e três Centros Municipais de Educação Infantil.
 
Estão matriculados nas creches e CMEIs da rede municipal 6.027 crianças de 0 a 3 anos de idade. 
 
Lembrando que as creches atendem apenas crianças de 0 a 3 anos de idade e o CMEI de 0 a 5 anos.
 
De 4 a 5 anos, conforme a assessoria, o atendimento é na educação infantil. Hoje a rede municipal atende 10.438 crianças nessa faixa-etária.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/2930/visualizar/