Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Polícia
Terça - 09 de Outubro de 2012 às 15:39

    Imprimir


Agentes penitenciários em serviço na madrugada desta terça-feira (09.10), na Penitenciária Ferrugem, em Sinop, abortaram uma tentativa de fuga, por meio de túnel, localizado na cela 5 do raio laranja. O fato ocorreu por volta das 2 horas durante a ronda, ocasião em que os agentes perceberam movimentação atípica dos reeducandos na unidade prisional. 
 
De acordo com o diretor da Penitenciária, Pedro Ferreira Martins Filho, a ação foi coordenada pelo líder de equipe, Rogério Maia, que prontamente acionou o reforço da Polícia Militar e dos Agentes do Serviço de Operações Especializadas (SOE) para o ingresso dos agentes no interior do raio. 
 
No local foi encontrado um túnel com mais de dez metros de extensão e abertura de cerca de 45 centímetros, o qual seguia em direção a parte externa da Penitenciária. O diretor acredita que a escavação tenha ocorrido no final de semana, já que na última sexta-feira (05.10), no período da tarde, fora realizada na unidade o procedimento de verificação de grades serradas e túneis.
 
Os presos da cela 5 do raio laranja foram relocados para outra ala e o local foi isolado para receber o trabalho da perícia técnica e em seguida as obras de concretagem do buraco. Caso a ação dos reeducandos alcançasse êxito, pelo menos 32 poderiam fugir. 
 
O secretário Adjunto de Administração Penitenciária, coronel Clarindo Alves de Castro, considerou o trabalho dos agentes penitenciários exemplar, pois que contribuiu para que a ação fosse bem sucedida. Ele destacou que o número de fugas impedidas nas unidades do Sistema Penitenciário do Estado é muito superior às fugas concretizadas. Castro ressaltou que na Penitenciária de Sinop, pelo menos cinco fugas foram abortadas nos últimos seis meses.
 
Segundo o adjunto, esses resultados decorrem de diversos fatores, entre eles o empenho da direção das unidades prisionais e dos agentes penitenciários na aplicação correta dos Procedimentos Operacionais Padrão (POP), da gestão transparente do secretário Paulo Lessa, e ainda, da contribuição de diversas áreas a exemplo da Ouvidoria e do Serviço de Inteligência Integrado, da Sejudh, com os demais órgãos de segurança do Estado. 
 
As informações são da assessoria da Polícia Civil




Fonte: 24horas

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/29111/visualizar/