O MT Hemocentro deu início à campanha de doação de sangue no mês de outubro, com a instalação de unidades móveis em pontos estratégicos da capital. O objetivo é incentivar a participação de diversos segmentos da sociedade e aumentar os estoques de sangue.
No dia 15, o ônibus se posicionará na Praça da República e no próximo dia 18 segue até o Tribunal de Contas do Estado. Já no dia 19 ficará em frente à droga Chick, no trevo do Coophamil e no dia 20 no Assentamento Sadia III e na sede do Hemocentro.
Podem doar pessoas saudáveis com idade entre 18 e 67 anos e pessoas entre 16 e 17 anos com o consentimento formal do responsável legal. Para as pessoas com idade inferior a 16 ou superior a 68 anos, a doação poderá ser aceita após análise médica do serviço de hemoterapia. Uma das condições para a doação é ter peso mínimo de 50 kg, mas pessoas com peso inferior podem ser aceitas após avaliação médica.
O MT Hemocentro não aceita doações de pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas e aqueles que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos.
Comentários