Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sexta - 12 de Outubro de 2012 às 15:13

    Imprimir


As crianças estão contempladas nos programas de governo dos candidatos a prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes (PSB) e Lúdio Cabral (PT). Cada um seguindo a sua linha, ambos têm propostas para atender os “pequenos”, sobretudo nas áreas de saúde e educação.

Mauro Mendes ressalta a necessidade de dedicar atenção especial às crianças. Na área da educação, o socialista pretende, se for eleito, construir dez creches por ano, totalizando 40 durante os quatro anos de mandato.

Também promete trabalhar para melhorar a qualidade da educação infantil, que classifica como “fonte de oportunidades”, e ressalta a responsabilidade da prefeitura em garantir o Ensino Fundamental.

“Hoje, o sistema ciclado implantado na rede pública foi muito bom para melhorar o Ideb, mas não tem dado resultado naquilo que é importante, que é a melhoria da qualidade da educação do ensino público para as nossas crianças”.

Na área da saúde, Mendes pretende construir um novo Pronto-Socorro em Cuiabá, que deverá ser concluído dentro de dois anos, e transformar a unidade em um centro especializado para atendimento de mulheres e crianças.

“No local, teremos atendimentos focados a esses dois segmentos, com pediatras, fonoaudiólogos e psicólogos infantis”.

Para garantir a segurança dos estudantes e livrá-los do assédio de traficantes, o candidato pretende implantar a ronda escolar que será realizada pela Polícia Militar.

Nas áreas de esporte e lazer, Mendes planeja investir na recuperação do programa “Bom de Bola, Bom de Escola”, criado em 1998 pelo ex-prefeito Roberto França, além de incentivar e patrocinar a volta de jogos estudantis em Cuiabá e recuperar locais para a prática de esportes nos bairros. “A prática de esporte e lazer é muito importante para o desenvolvimento físico e também para garantir a ocupação das crianças e jovens”.

Já Lúdio Cabral se compromete a garantir a ampliação e melhoria dos atendimentos de pré-natal. “Hoje, um terço das gestantes de Cuiabá não fazem o número mínimo de consultas pré-natal necessárias. Há uma dificuldade grande de acesso a um pré-natal de qualidade. Vamos trabalhar para que elas sejam bem cuidadas, assim como as crianças, desde suas concepções”.

O candidato petista também afirma que, se for eleito, trabalhará para colocar em prática a lei de sua autoria que assegura às gestantes o direito de ser informada sobre o local do parto até no máximo o sétimo mês de gestação para que possa conhecê-lo com antecedência, bem como de contar com um acompanhante.

Outra proposta inclusa em seu programa de governo prevê o direito à criança de ser registrada ainda na maternidade e de ter acesso a um acompanhamento rigoroso até os dois anos de idade.

Na área da educação, o candidato petista promete construir novas creches, criando, no mínimo, mais dez mil novas vagas. “Além disso, iremos fortalecer a parceria com instituições filantrópicas”.

Também promete criar mais oito mil vagas para educação infantil na pré-escola, melhorar a qualidade da merenda escolar, oferecer almoço nas escolas municipais, priorizando aquelas em que há educação integral, através do programa federal “Mais Educação”.

Lúdio pretende ainda fortalecer as políticas de assistência social com o objetivo de proteger as famílias que vivem em condição de mais vulnerabilidade, oferecendo oportunidade de qualificação às mães.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/28826/visualizar/