Um laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Recife (PE) confirmou que o estudante Rafael dos Santos Silva, 16 anos, morto no mês passado, foi vítima de um ataque de tubarão. O rapaz desapareceu no dia 23 de setembro enquanto tomava banho de mar na praia de Boa Viagem, zona sul da capital pernambucana. O corpo só foi encontrado dois dias depois, mutilado e com marcas de mordidas de animal marinho. O jovem estava acompanhado de um amigo, Leon Henrique Barreto de Menezes, que, de acordo com o IML, morreu por afogamento
Essa já é a segunda vítima fatal, em menos de 30 dias, no litoral de Pernambuco. No dia 26 de agosto, o estudante Tiago José de Oliveira da Silva, 18 anos, foi atacado por um tubarão na praia de Enseada dos Corais, no município de Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana do Recife. O corpo do rapaz só foi encontrado dois dias depois, na praia vizinha de Itapuama.
O laudo do IML não aponta a espécie de tubarão responsável pela morte de Rafael, mas, segundo especialistas, os maiores responsáveis por ataques no litoral de Pernambuco são os tubarões Tigre e Cabeça-Chata. Desde 1992, quando começaram os ataques desses animais em Pernambuco, foram registradas 55 casos e 22 mortes.
Comentários