Câmara tem renovação de 73% e 3 mais votados são "novatos"
Na quarta colocação aparece Gerson Luiz Bicego, o professor Gerson (PMDB), com apenas 23 votos a mais que a irmã do deputado Mauro Savi, Marilda Savi (PSD), eleita com 1.112 votos. O sexto mais votado foi o vereador Hilton Polesello (PTB), reeleito com 983 votos.
Na sequência estão o advogado Marlon Zanella (PMDB), a vereadora Jane Delalibera (PR), o comerciante Dirceu Zanatta (PMDB) e o empresário Cláudio Cézar Oliveira, o Cláudio Centro Móveis (PR). O vereador Francisco Fontinelle, o Irmão Fontinelle (DEM), completa as 11 cadeiras disponíveis para a próxima legislatura, que termina em dezembro de 2016.
Eleito para o segundo mandato não consecutivo, Dilceu Rossato (PR) vai contar com uma bancada de 7 parlamentares, enquanto a oposição será de apenas 4 vereadores. Estes faziam parte da coligação do prefeito derrotado nas urnas Chicão Bedin (PMDB), sendo eles o professor Gerson, Zanella, Zanatta e Fontinelle.
Corrupção
O alto percentual de renovação parece ser uma resposta dos eleitores a “onda” de corrupção que tomou conta desta legislatura, que termina em dezembro e que culminou, inclusive, na cassação de 3 parlamentares.
Chagas Abrantes (PR) disputou o pleito, mas com registro de candidatura indeferido. Gerson Frâncio, o Jaburu (PSD), chegou a pensar em entrar na “briga” por cadeira, mas renunciou. Roseane Marques de Amorim (PR) nem cogitou a possibilidade de concorrer. Os três foram cassados sob acusação de cobrança de propina de Chicão. Em setembro deste ano, o vereador Maximino Vanzella (DEM) também teve o mandato cassado pela Câmara, acusado de quebra de decoro parlamentar.
Comentários