O coautor do estudo, Martin Knight, disse que o tipo de jato depende da tensão superficial da urina e do formato elíptico da uretra e que analisá-lo poderia ajudar a prever com precisão a presença de problemas, como o aumento da próstata. De acordo com o Prostate Cancer UK, cerca de quatro em cada 10 homens com menos de 50 anos (cerca de 40%) e três em cada quatro homens com menos de 70 (cerca de 75%) têm sintomas urinários que podem ser causados por uma próstata aumentada.
Knight contou ainda que a pesquisa começou como um projeto de estudantes, quando uma equipe de urologistas procurou a universidade a fim de encontrar uma forma de analisar o jato de urina em casa, onde o padrão é mais propenso a ser típico do que dentro de um hospital.
"As técnicas atuais, embora muito precisas, são difíceis ou caras para utilizar de forma confiável fora da clínica. Mas esta nova abordagem poderia representar uma solução útil para este problema, permitindo que os homens monitorassem o seu jato urinário”,
Comentários