Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quinta - 18 de Outubro de 2012 às 18:18

    Imprimir


As águas do rio Piranha, que desemboca no Rio Peixoto, podem estar sendo contaminadas por resíduos de vários garimpos ilegais em atividade na região, ameaçando a qualidade da água que é distribuída à população de Peixoto de Azevedo (961 Km ao Norte de Cuiabá), denuncia a promotora de Justiça Fernanda Pawwlec Vieira.

Com base em um documento da empresa Águas de Peixoto, que detectou alta turbidez da água no último dia 16, ela instaurou inquérito civil e acionou a Secretaria de Meio Ambiente a fiscalizar os locais de garimpo imediatamente. A promotora informou ainda determinará à Vigilância Sanitária que faça coletas para análise da qualidade do líquido.

“Além do barro, resíduos químicos podem estar sendo jogados nos rios que abastecem a cidade e isso precisa ser investigado”, disse a promotora.

O grande volume de barro despejado nas águas do rio Piranha e seus afluentes provocou a paralisação da capitação na última segunda-feira (15), mas o serviço foi restabelecido no mesmo dia. Conforme o diretor da Águas de Peixoto, Antônio Oliveira e Silva, a capitação foi parada para garantir que os consumidores não ingerissem água contaminada. Ele acredita que, por causa do início do período chuvoso, as atividades do garimpo foram aceleradas, provocando o despejo de uma grande quantidade de barro nos rios.

Nesta quinta-feira (18), os moradores de 5 bairros do município ficaram sem água novamente. Desta vez, o desabastecimento foi ocasionado pelo rompimento de uma rede de 250 milímetros. O serviço, de acordo com Silva, foi regularizado durante a tarde.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/28280/visualizar/