O Operador Nacional do Sistema (ONS), órgão que coordena a operação da energia elétrica no Brasil, prepara um esquema especial para o fim do último capítulo da novela "Avenida Brasil", da TV Globo, na noite desta sexta-feira. Segundo o operador, haverá folga na geração das usinas e nas linhas de transmissão para dar conta do aumento súbito do consumo de energia elétrica após a novela. O órgão informou, no entanto, que não há risco de apagão.
Conforme o ONS, no minuto seguinte ao término de transmissões com grande audiência, como o capítulo final de um folhetim, ocorre um efeito chamado "rampa de carga". De acordo com órgão, o fenômeno acontece porque as pessoas retomam suas atividades normais - como tomar banho, acender as luzes da casa ou abrir a geladeira - simultaneamente em um curto espaço de tempo.
A personagem Carminha, vivida pela atriz Adriana Esteves, é uma das vilãs da novela, que chega ao fim nesta sexta-feira Foto: TV Globo/Divulgação
O efeito já foi verificado, por exemplo, no jogo entre Brasil e Coreia do Norte na Copa do Mundo de 2010, quando a carga no minuto seguinte à partida chegou a 6.000 megawatts, o que corresponde ao consumo de duas cidades do Rio de Janeiro.
Comentários