Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 19 de Outubro de 2012 às 18:27

    Imprimir


O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) já liberou o termo de desembargo ambiental de 4 lotes no distrito de Entre Rios, em Nova Ubiratã. Com a medida, os pequenos produtores rurais passam a ter acesso aos financiamentos oficiais e a moradias. A informação é da secretária municipal de Meio Ambiente, Bernadete Rechmann.
 
Os proprietários dos lotes desembargados cumpriram a principal exigência do Ibama, que é o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o encaminhamento do documento à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema). “Esses proprietários já podem encaminhar seus projetos de investimentos na lote ao Banco do Brasil para receber recursos e recomeçar os investimentos em suas propriedades”, comenta Bernadete.
 
Nova Ubiratã já protocolou na Sema mais 400 CAR: 242 do projeto Boa Esperança, 36 do Santa Terezinha II, 25 do Cedro Rosa, 47 do Piratininga e 60 de propriedades particulares. “E outros 60 estão concluídos e estão sendo encaminhados à Sema”, acrescenta Bernadete.
 
O prefeito Osmar Rossetto (Chiquinho) é um dos principais responsáveis pela liberação gradual das áreas embargadas em 10 de março de 2008 pelo Ibama e por agentes da Polícia Federal e da Força Nacional.
 
“E nestes quatro anos trabalhamos de forma árdua para desembargar o município inteiro. E agora estamos obtendo os primeiros resultados, com a liberação desses lotes pelo Ibama”, destaca o prefeito.
 
Todos os lotes do Entre Rios foram identificados, mapeados ponto a ponto e estão com os proprietários cadastrados. “Elaboramos um diagnóstico da situação do assentamento e apresentamos ao Incra, onde mostramos que para avançarmos na regularização ambiental é necessário a regularização ocupacional pelo órgão”, diz.
O prefeito de Nova Ubiratã também afirma que todas as informações coletadas são tratadas de forma sigilosa e ficam apenas na Secretaria de Agricultura.
 
“Nós não fornecemos as informações do projeto ao Ibama e à Sema. Isso é feito somente com autorização dos produtores. Isso faz parte de nosso acordo com o Sindicatos dos Produtores”, garante Chiquinho.
 
Chiquinho diz que Nova Ubiratã está bem perto de conseguir o desembargo ambiental do Municipio. “Atualmente, temos 70% do município com o CAR. A meta é atingir 80% e desembargar o município junto ao Ministério do Meio Ambiente”, destaca o prefeito.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/28192/visualizar/