Grêmio pressiona, mas para no embalado Coritiba no Olímpico
Confortável no G-4 do Campeonato Brasileiro, o Grêmio recebeu neste sábado o Coritiba no Estádio Olímpico e, apesar da pressão e da busca pela vitória, não conseguiu sair do empate por 0 a 0 com o time paranaense. O resultado não interfere nas pretensões dos comandados de Vanderlei Luxemburgo, praticamente garantidos na Copa Libertadores de 2013.
A igualdade levou o Grêmio aos 59 pontos, que garantem a manutenção da terceira posição do Campeonato Brasileiro na 32ª rodada da competição. O Coritiba, por sua vez, foi aos 42, ultrapassando o Santos e assumindo a décima colocação da competição, com um jogo a mais. O clube paranaense chegou ao sexto jogo sem derrota e encerrou uma sequência de quatro vitórias seguidas.
No primeiro tempo, o Grêmio impôs seu jogo ofensivo concentrando suas ações no experiente meia Zé Roberto, que deu dinâmica ao meio-campo e foi responsável pelos lances de maior perigo do Grêmio. Bem postado na defesa, porém, o Coritiba conseguiu impedir que as investidas do clube gaúcho adentrassem a sua área, forçando finalizações de longe do time mandante.
Com aproveitamento discreto nos contra-ataques durante a etapa inicial, o Coritiba por pouco não fez o primeiro da partida no começo do segundo tempo com Vinícius, que finalizou para defesa de Marcelo Grohe em um contragolpe aos 2min.
Ao contrário do que fez no início da partida, o Grêmio diminuiu o ritmo na etapa complementar. Mostrando estar desgastado fisicamente, o time gaúcho demorou até ameaçar a meta de Vanderlei. Sem um atacante com presença de área, o time mandante seguiu com dificuldades para infiltrar na área do Coritiba.
Tentando dar novo ânimo e mais fôlego ao ataque, Vanderlei Luxemburgo tirou Fernando, jogador mais marcador do meio-campo, para a entrada do argentino Bertoglio, que não jogava havia 5 meses. O treinador também trocou Leandro por André Lima e Júlio César por Tony, alterações que deram uma postura mais incisiva à equipe.
Nas costas de Tony, o Coritiba criou a melhor oportunidade do segundo tempo com Everton Ribeiro, que recebeu chutão na ponta esquerda, dominou e chutou firme, para grande defesa de Marcelo Grohe.
Na 33ª rodada, o Grêmio viaja a Salvador para enfrentar o Bahia no Estádio Pituaçu. O Coritiba vai ao Rio de Janeiro encarar o líder Fluminense no Engenhão.
Ficha técnica
GRÊMIO 0 X 0 CORITIBA
Gols
GRÊMIO:
CORITIBA:
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Gilberto Silva e Júlio César (Tony); Fernando (Bertoglio), Marco Antônio, Elano e Zé Roberto; Leandro (André Lima) e Kleber
Treinador: Vanderlei Luxemburgo
CORITIBA: Vanderlei; Victor Ferraz, Luccas Claro, Cleiton (Chico) e Denis; Willian, Gil, Vinícius (Júnior Urso), Everton Ribeiro e Rafinha (Roberto); Marcel
Treinador: Marquinhos Santos
Cartões amarelos
GRÊMIO: Zé Roberto, Bertoglio
CORITIBA: Vinícius, Willian, Denis
Árbitro
Paulo de Godoy Bezerra (SC)
Local
Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Comentários