Estudante de Mato Grosso é selecionada em intercâmbio para EUA
Os selecionados visitarão escolas e projetos sociais em Washington, DC. Depois, serão divididos em subgrupos para diferentes cidades americanas, onde ficarão hospedados em casas de famílias locais, freqüentarão aulas em colégio de ensino médio (high school) e participarão de atividades de voluntariado.
O programa é destinado para alunos da rede pública e já tem 11 anos. Nesta edição, mais de 16,5 mil candidatos de vários Estados tentaram conseguir uma das vagas. Os selecionados foram escolhidos pela embaixada americana. Outros 135 estudantes considerados finalistas mas que não viajarão para os Estados Unidos serão convidados para participar de um programa de imersão, na própria embaixada, em julho de 2013.
Para conseguir a vaga no Jovens Embaixadores, o estudante deve ter excelente desempenho escolar, trabalhar voluntariamente junto a comunidade e boa fluência no inglês. O objetivo é beneficiar alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades - em termos de liderança comprovada, atitude positiva, consciência cidadã, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.
Na edição passada, Mato Grosso foi representado por Jorge de Alencar Palomares, de Cuiabá. Em edições anteriores, houve representantes também de Vera e Sorriso, por exemplo.
Comentários