Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Segunda - 29 de Outubro de 2012 às 21:20

    Imprimir


Com o objetivo de dar fim ao problema de despejo das 5 mil famílias que ocupam as terras de Suiá Missú, entre Alto Boa Vista e São Feliz do Araguaia, no nordeste do Estado, o governador Silval Barbosa buscou, na tarde desta terça (29) em Brasília, uma solução pacífica e jurídica durante audiência pública. O governador pediu ao presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Ayres Britto, que intercedesse junto ao Governo e Justiça Federal, no sentido de evitar a “desintrusão” da área para a demarcação da terra Maraiwatsede, já homologada pela Fundação Nacional do Índio (Funai).

Ayres Britto ouviu os relatos de Silval, do advogado da associação dos proprietários rurais de Suiá Missú, Luiz Alfredo, e da vereadora e vice-prefeita de Alto Boa Vista, Irene Rocha (PSD), que chorou ao comentar a possibilidade de despejo das famílias. Além deles, o senador Cidinho Santos (PR) também recorreu ao STF, na qual frisou a eminência de derramamento de sangue na região. “São família que estão ali há 30 anos, e não têm para onde ir. Estamos falando de moradias, crianças e jovens com um futuro pela frente. É uma questão muito séria e não podemos desabrigar essa população da noite para o dia”, agravou.


O ministro também foi questionado pelo governador sobre a possibilidade de o Supremo intervir diante do caso, já bastante documentado por ambas as partes. Britto argumentou que o judiciário precisa ser convocado para tomar decisões. De acordo com o magistrado, os argumentos dos produtores rurais são completamente diversos dos argumentos da Funai, da AGU e da Casa Civil, que defendem a demarcação da terra aos xavantes.

"O governador colocou os pontos sobre essa questão envolvendo a área em Mato Grosso e é importante que o Governo do Estado busque entendimento com o Governo Federal", declarou Britto. Seguindo recomendação do magistrado, Silval Barbosa foi até a Casa Civil da presidência da República para uma solução definitiva com o Governo Federal. Ele foi recebido pelo ministro interino Belo Vasconcelos, que substitui a titular Gleisi Hoffmann, que está em férias.

"Estamos conversando com o Governo Federal. A bancada de Mato Grosso está mobilizada. Os produtores estão unidos e trazendo documentos e provas de posse das terras. Temos soluções para este impasse e estamos fazendo todo o possível para resolvermos esta questão", declarou o governador Silval Barbosa.

Acompanharam o governador nas audiências o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva, o deputado estadual Baiano Filho, além do senador Cidinho Santos.
 





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/27574/visualizar/