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Cidades
Terça - 30 de Outubro de 2012 às 12:36

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A Cemat está reforçando as equipes de atendimento emergencial para enfrentar o período chuvoso. Após meses de seca intensa, as primeiras chuvas no Estado vêem acompanhadas por vendavais e alto índice de raios. Por isso, a distribuidora de energia remaneja equipes de diversos setores para atender às situações emergenciais e prestar suporte às equipes de plantão. Nos dias considerados atípicos, com chuvas e ventos fortes, a concessionária chega a ultrapassar o dobro do número de colaboradores no plantão. Além disso, a Cemat também contrata equipes sazonais para reforçar o plantão nas cidades do interior, de novembro a março.
 
Mas não é apenas a área técnica que recebe reforços: o atendimento via Centro de Atendimento ao Cliente (CAC) também segue um esquema diferenciado – com equipes de sobreaviso e, em caso de necessidade, a permanência dos atendentes no turno. O monitoramento do CAC é constante – sempre que o número de chamadas excede o habitual, o esquema de reforço é colocado em prática.
 
A rede de distribuição está naturalmente sujeita a interferências externas. Com chuvas e ventos fortes, aumentam as ocorrências de objetos estranhos lançados contra a rede – como galhos de árvores que se quebram, placas e lonas de publicidade, pedaços de telhados deslocados pelo vento e outros objetos. Nesses casos, para facilitar a localização do ponto de defeito, é muito importante que o cliente informe à distribuidora qual o ponto da rede que sofreu essa interferência. Quanto mais exata a informação, mais rápido é o reparo.
 
As equipes de campo ainda enfrentam dificuldades no deslocamento para o atendimento. No caso de áreas rurais, o acesso é dificultado por porteiras fechadas, estradas com atoleiros, pontes danificadas e áreas alagadas. Houve um aumento significativo das redes de distribuição rurais nos últimos anos, muitas vezes sem que a estrutura de estradas acompanhasse a evolução. Já em Cuiabá e Várzea Grande, o deslocamento está cada vez mais demorado devido ao trânsito intenso e às interdições para obras da Copa.
 
Diante disso, a Cemat orienta a população para, em caso de interrupção no fornecimento de energia, informar a concessionária imediatamente. Porém, em casos de interrupções extensas, pode ocorrer congestionamento no telefone (0800 64 64 196), mesmo com os reforços de equipes. Por isso, a distribuidora oferece uma alternativa gratuita para o consumidor registrar sua reclamação, por meio de mensagem de celular (SMS). Basta enviar a mensagem para o número 27382, com o texto LUZ, seguido por um espaço e o número da unidade consumidora (UC).






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