Presidente da Assembleia, deputado José Riva destacou que governo do Estado repassará aos municípios os recursos para a Saúde
9 deputados boicotam reunião com governador
Insatisfeitos com a falta de definição em relação a assuntos de suma importância por parte do governo do Estado, um grupo de nove deputados estaduais “boicotou” a reunião com o governador Silval Barbosa (PMDB), realizada na tarde desta terça-feira (30).
Fazem parte deste grupo os deputados Percival Muniz (PPS), Zeca Viana (PDT), Dilmar Dal’Bosco (DEM), Luciane Bezerra (PSB), Ezequiel Fonseca (PP), Antônio Azambuja (PP), Ademir Brunetto (PT), Walter Rabello (PSD) e Luiz Marinho (PTB). O deputado Baiano Filho (PMDB) não participou da reunião, pois está em viagem para discutir a situação da Gleba Suiá Missú, no município de Alto Boa Vista.
Segundo Percival Muniz, o grupo vai definir uma pauta de assuntos específicos para serem discutidos com o governador. “Queremos conversar quando tiver uma pauta definida, afinal, nessas reuniões só conversa, conversa e não resolve nada”.
Entre as reivindicações que serão apresentadas pelos deputados, estão a definição de uma data para o repasse de recursos da saúde aos municípios, elaboração de proposta definitiva para resolver os problemas do MT Saúde, elaboração de um plano de reestruturação do Instituto de Investigação, Desenvolvimento e Estudos Avançados (Indea) e da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer).
“Vamos discutir e unificar um documento com as pautas. Assim, poderemos sentar com o governador para discutir uma pauta bem mais específica, se ele quiser. Se não quiser, de qualquer forma vamos recolher assinaturas de apoio de entidades da sociedade civil”, explicou Percival.
Na reunião de ontem, da qual participaram 15 deputados e alguns secretários de Estado, o governador Silval Barbosa se comprometeu a conversar mais com os parlamentares sobre a situação do Estado. Além disso, firmou compromisso de equacionar ainda este ano o débito com o MT Saúde e quitar os repasses da saúde.
Segundo o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Riva (PSD), o Estado já dispõe de R$ 23 milhões para repassar aos municípios até o final do ano. O pagamento será feito em duas parcelas de R$ 11,5 milhões.
Comentários