Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Quarta - 31 de Outubro de 2012 às 13:59

    Imprimir


Motociclistas na cidade de Tangará da Serra, distante 242 quilômetros de Cuiabá, são flagrados constantemente transportando crianças sem nenhuma segurança, em descumprimento ao que determina o Código Brasileiro de Trânsito. A legislação estabelece que conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor transportando criança menor de 7 anos é considerado infração gravíssima. A multa é de R$ 191 mais sete pontos na carteira.

Os flagrantes são registrados principalmente em horário de entrada e saída das escolas. A reportagem da TV Centro América registrou imagens de crianças na garupa de motos, com as pernas balançando, sem nenhum apoio. Em um dos casos o motociclista flagrado cometendo a infração disse não considerar perigoso levar a criança sem a segurança necessária.

Quando a criança é transportada na garupa da moto, sem o apoio para os pés, o risco para ela cair da moto é muito grande, avalia o agente de trânsito Leomir Nunes da Silva. "A criança está como caroneiro, ela não está dentro da situação como o condutor. O condutor está sabendo, prevê quando vai acontecer um acidente e já se precavê, cai com um pouco mais de segurança. Ele está protegido porque tem um capacete que está firme na cabeça e a criança não. A criança com menos de 7 anos não tem nem capacete para ela porque não se fabrica capacete para criança que é proibida ser transportada em uma moto", disse o agente de trânsito.

Outra cena comum na cidade são motos transportando até três pessoas, o que também é proibido por lei. "A moto é um veículo feito para transportar duas pessoas. Na moto, sempre duas. Nunca coloque uma criança, por menor que seja. Se esta criança for menor de 7 anos, está incorrendo em mais um erro", completou Leomir.

Apesar de conhecer a lei e saber dos riscos, muitos pais insistem na prática. "Eu acho perigoso, mas infelizmente é o único meio que a gente tem para trazer [para a escola]", disse a auxiliar administrativo Leandra Lara. "É um pouco perigoso. A gente não tem carro, o jeito é arriscar", completou o pedreiro Raimundo Barbosa, flagrado transportando um garoto na moto.

O agente de trânsito frisou que é necessário que os pais encontrem outros meios de levar as crianças para a escola, como um veículo especializado para transporte escolar. "Nunca vamos incorrer em um erro porque, além de ser proibido, temos a lei da vida. Temos que proteger nossa família, proteger nossos filhos. Nada mais caro nesse mundo do que ter um filho com problema causado pelo mau uso de um veículo".





Fonte: Do G1 MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/27471/visualizar/