Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Quarta - 04 de Dezembro de 2013 às 16:40

    Imprimir


 A terça-feira (3) foi de muita tensão na Câmara dos Deputados, com direito a bate-boca no plenário. O ex-presidente do PT, José Genoino, decidiu renunciar ao mandato parlamentar para evitar o processo de cassação.
 
Sessenta e sete anos. Deputado federal sete vezes pelo PT. Condenado pelo Supremo Tribunal Federal por corrupção ativa e formação de quadrilha. Preso no dia 15 de novembro, para cumprir pena em regime semi-aberto. Passou pelo presídio da Papuda e agora está em prisão domiciliar provisória na casa da filha, em Brasília. José Genoino renunciou para evitar o risco de ter o mandato cassado.
 
Os deputados do PT bem que tentaram adiar a abertura de processo de cassação. Defenderam que o parlamentar não pode ser julgado enquanto estiver afastado por motivos de saúde. Mas o argumento não foi aceito. A mesa diretora da Câmara estava prestes a abrir a investigação, com 4 votos favoráveis a 2, quando a carta de renúncia foi apresentada.
 
“Ele me informou que não queria passar pelo constrangimento de uma comissão de ética. Porque o único pleito que o deputado Genoino queria era não ter escrito no seu curriculum ‘deputado cassado’”, explicou o vice-presidente da Câmara, André Vargas (PT-PR).
 
No documento, Genoino diz que é inocente, que não praticou nenhum crime nem atentou contra a ética e o decoro parlamentar. Afirma que lutou por ideais e jamais acumulou patrimônio ou riqueza.
 
“Foi uma atitude que todos nós já esperávamos, uma atitude de bom senso, para não constranger mais essa casa”, avaliou o líder do DEM, Ronaldo Caiado (DEM-GO)
 
Em discurso na tribuna, José Guimarães, líder do PT na Câmara e irmão de Genoino, o defendia quando houve um princípio de tumulto.
 
Com a renúncia, José Genoino perde o salário de deputado, mas volta a receber da câmara a aposentadoria de R$ 20 mil, proporcional aos 24 anos de trabalho na casa e que ele vinha recebendo antes de assumir o mandato, em janeiro deste ano.
 
Só que Genoino pode voltar a receber o salário integral, de R$ 26.700, pois o processo de aposentadoria por invalidez, pedida por ele em setembro, continua.
 
Genoino passou por uma cirurgia do coração em julho. A junta médica da Câmara vai reavaliá-lo em 3 meses.
 
No lugar de José Genoino, assume o deputado suplente Renato Simões, do PT de São Paulo.
 




Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/2737/visualizar/