Douglas Farias, de 21 anos, afirma que o próprio enunciado já trazia uma boa quantidade de informações sobre o tema, como a vinda de haitianos para o Acre e a presença de bolivianos no Brasil. Ele afirma que a presença de imigrantes bolivianos e paraguaios, por exemplo, é perceptível para quem vive em São Paulo, onde há forte presença dessas colônias. "O tema surpreendeu. Mas é algo com que as pessoas têm contato na escola e no dia a dia. Pensei que poderia ter sido pior", afirma. Em seu texto ele argumentou que a presença dos imigrantes é importante para a economia do país e que barreiras devem ser evitadas.
O estudante Edson Farias, de 29, diz que esperava um tema ligado ao meio ambiente. "Estudei bastante sobre desmatamento e não caiu nada disso", diz. Contudo, avalia que teve desempenho razoável na redação.
Outra estudante, Débora Ferreira, de 24 anos, afirma que o tema da redação a "pegou de surpresa" e deu margem para variadas abordagens. Ela afirma que escreveu mais sobre a vinda de europeus com boa formação para o Brasil do que sobre a presença de imigrantes com baixa formação e em situação ilegal.
Débora Ferreira, que abordou a vinda de europeus
para o Brasil (Foto: Márcio Pinho/G1)
Os alunos que deixam a Uninove dizem que a prova teve textos mais extensos do que a do ano passado e que as questões de português estavam ligadas à interpretação de texto. Era perciso saber, por exemplo, qual tipo de linguagem era empregada em determinada passagem. Afirmam ainda que as perguntas da prova de matemática envolviam bastante raciocínio lógico.
O “temor” em relação à prova era compartilhado por Juliana Braga, de 27 anos. “É o momento mais tenso. Se cai um tema que não domina, pode se prejudicar bastante”, afirmou.
Segundo dia
A redação é feita juntamente com as provas de linguagens e matemática. O texto deve ser dissertativo-argumentativo de no mínimo oito e no máximo 30 linhas. O tema da redação do Enem vem acompanhado pelo o que Ministério da Educação chama de "textos motivadores", que podem ser charges, quadrinhos, trechos de livros, notícias ou outros tipos de texto para fazer o estudante refletir e ajudá-lo na produção da redação. Segundo o manual da redação divulgado pelo Inep, o título é um elemento opcional na produção da sua redação.
Ao todo, o Enem deste ano teve 5.791.287 inscritos. No Estado de São Paulo são mais de 932 mil. O custo total do governo para a aplicação das provas será de R$ 266.399.202,00.
Entrada da Uninove, na Barra Funda, em SP, um dos locais de prova (Foto: Márcio Pinho/G1)
Comentários