A redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixou boa parte dos candidatos que fez a prova em Salvador (BA) apreensivo. "Fiquei olhando para o papel em branco e não consegui nem imaginar por onde começar. Sinceramente eu fiz de qualquer jeito, escrevi as poucas coisas que me vieram à cabeça", desabafou o mecânico Vandrei Azevedo, 22 anos.
O tema "movimento imigratório para o Brasil no século 21" também não agradou o estudante Fabrício Mendes. "Achei que seria algum tema mais da atualidade, como o mensalão, por exemplo. Fiquei surpreso quando vi o assunto e sinceramente não redigi minha redação muito confiante".
Para a estudante Adriene Machado, 19 anos, que almeja uma vaga no curso de design, o tema não foi difícil e representou um grande presente já que hoje é o dia do seu aniversário. "Eu adorei a prova e estou muito confiante de que tirarei uma excelente nota, principalmente na redação. Não celebrei o meu aniversário com festa, mas sim com a vitória que conquistei hoje", comemorou.
As mais de cinco horas de exame não desestimularam pais de candidatos que ficaram por horas na frente do Colégio Estadual Luís Viana esperando o retorno dos seus filhos. "Cansada eu não estou, o que sinto é ansiedade e uma sensação de dever cumprido. O fato de a minha filha realizar essa prova me deixa muito orgulhosa . Ficaria aqui o tempo que fosse necessário", afirmou Rejane Piancó.
Para Andréia Silva, 36 anos, o importante nesse momento é relaxar e recuperar a energia, já que a prova é muito longa e com questões que exigem muito o raciocínio. "Não quero fazer outra prova tão cedo. Tiveram questões que me deixaram de cabelo em pé, mas eu respondi tudo. Agora é só esperar pra ver o resultado", afirmou Andréia.
Enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.
As provas deste ano começaram a ser aplicadas ontem em todo o País. No primeiro dia, o candidato resolveu questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Hoje serão realizados os testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação, com duração de 5 horas e 30 minutos, contadas a partir da autorização. O Terra, em parceria com os professores do Sistema COC de Ensino, fará a correção comentada das provas ao final do dia.
O participante só poderá levar o caderno de questões ao deixar em definitivo a sala nos últimos 30 minutos. O gabarito do Enem tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.
Comentários