Em nota, divulgada na madrugada deste domingo (4), a EFCJ afirmou que instaurou uma sindicância para investigar a responsabilidade pelo acidente. O prazo mínimo para conclusão é de 30 dias.
A estrada de ferro, na Serra da Mantiqueira, é ligada à Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos (STM), e é uma das mais antigas do Estado, com 98 anos de funcionamento.
O Secretário de Transportes Metropolitanos,
Jurandir Fernandes, esteve na região. (Foto:
Márcio Pinho/G1)
O secretário de transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, e o diretor da EFCJ, Ayrton Camargo, se reuniram durante esta madrugada após o socorro às vítimas para definir as diretrizes da apuração técnica, que teve início na manhã deste domingo (4).
O secretário retornou nesta manhã para Campinas, onde mora. Ele disse em entrevista na ocasião do acidente que ainda é cedo para apontar as causas do descarrilamento.
A empresa informou na nota que lamenta o ocorrido e está prestando toda a assistência às vítimas e a seus familiares. "O diretor-presidente da Estrada de Ferro de Campos do Jordão, Ayrton Camargo, está coordenando as ações de atendimento às vítimas", diz o texto.
Uma perícia também foi realizada logo após o resgate das vítimas no local. A Polícia Civil pretende retornar no trecho neste domingo. O laudo sai em 30 dias.
O bondinho turístico que fazia a viagem de Pindamonhangaba (SP) a Campos do Jordão (SP), na Serra da Mantiqueira neste sábado, por volta das 18h20, decarrilou na altura do Km 26, sentido Pindamonhangaba, e bateu conta um barranco.
Unidades do Corpo de Bombeiros do Vale do Paraíba foram mobilizadas para resgatar as vítimas do acidente.
Foram 25 viaturas entre veículos do Corpo de Bombeiros e da polícia, além de 11 ambulâncias. O local era de difícil acesso
O trabalho de retirada dos sobreviventes foi concluído às 23h. Foram três vítimas fatais, todas mulheres - sendo uma grávida. As vítimas foram levadas para o Hospital Regional e Pronto Socorro, ambos em Taubaté, além de unidades médicas em Campos do Jordão e Pindamonhangaba.
Trem sofre acidente em Santo Antônio do Pinhal no fim da tarde deste sábado (3). (Foto: Renato Ferezim/G1)
Comentários