Cuiabá: 60 prefeitos são orientados pelo TCE sobre transição de governos
Novelli discorreu sobre o histórico recente de diminuição nas verbas para os municípios. "Desse modo, com recursos escassos de um lado e uma demanda ilimitada de outro, é necessário trabalhar com planejamento tendo em foco resultados práticos", disse. Segundo o presidente do TCE, os gestores devem estar atentos para os indicadores sociais, uma vez que "de nada adianta aplicar os percentuais de educação e saúde se os indicadores sociais estão baixos".
Novelli ressaltou ainda a importância do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), que envolve o apoio ao planejamento estratégico, incentivo ao acesso à informação, orientação por meio de cursos presenciais e a distância, controle gerencial utilizando o sistema Geo-Obras e por fim, a modernização institucional. "Com este programa o Tribunal de Contas reforça sua função orientadora", afirmou.
Cuiabá foi a primeira prefeitura a fazer o Planejamento Estratégico com a orientação do TCE. "Assim, o novo gestor que vai assumir em 2013 já terá o plano estratégico de longo prazo a cumprir", explicou Novelli. Para o prefeito Francisco Galindo, a equipe de transição do futuro prefeito, Mauro Mendes, que também esteve presente no evento, já assume suas funções nesta tarde " tendo uma radiografia da situação da prefeitura. E foi com a colaboração do TCE que desenvolvemos o planejamento estratégico que irá colaborar com o início da nova gestão", disse o prefeito.
Comentários