Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Engenheiro dos EUA cria projeto de mouse controlado pela língua
Um engenheiro da Valve, estúdio dos games "Half-Life" e "Left 4 Dead" e da loja on-line Steam, criou um projeto de mouse para computadores que é controlado apenas pela língua. Ele postou um vídeo com uma demonstração do protótipo em seu canal no YouTube Assista aqui..
De acordo com o norte-americano Ben Krasnow, o acessório usa o sensor ótico de um mouse convencional e funciona a partir de um mapeamento convencional de um plano cartesiano. Os movimentos da língua ficam restritos a um plano, o que permite o controle do cursor em uma interface como a do Windows.
No entanto, o engenheiro diz que na prática a ideia não funciona tão bem, apesar de a língua ter boa coordenação motora. Krasnow conta que o músculo não oferece sensibilidade para "executar suavemente os movimentos em duas dimensões necessários para operar um sistema desenvolvido em torno do mouse clássico".
Ele salienta, por outro lado, que vê a tecnologia sendo aplicada em interfaces parecidas com a de dispositivos sensíveis ao toque. Krasnow também enxerga seu protótipo como uma alternativa a quem está longe de um mouse e teclado ou para aplicações envolvendo realidade aumentada e o Google Glass, por exemplo.
Em novembro, um empresário de Sarapuí, no interior de São Paulo, criou um dispositivo parecido e também postou as imagens na internet. Edson Ruivo afirma que a invenção pode ajudar pessoas com deficiências físicas a usarem o computador.
Fonte:
G1
URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/2684/visualizar/
Comentários