A região que mais reciclou no último ano foi a Sudeste, com 55,5%. Em seguida estão as Regiões Sul, com 27,7%, e Nordeste, com 9,9%. A que menos transformaram o material em outros produtos foram a Norte e a Centro-Oeste, com 1,5% e 5,4%, respectivamente.
De acordo com os resultados da pesquisa, o Brasil ocupa a 10ª posição no ranking mundial em termos de índice de reciclagem dos plásticos pós-consumo. Os três primeiros da lista são Suécia (35%), Alemanha e Noruega (33%). Apesar da posição no ranking, o Brasil está próximo da média da União Europeia, que é de 24,7%.
Mesmo assim, o País tem capacidade para reciclar mais. Segundo a pesquisa, no ano passado, o índice de reciclagem de material plástico utilizou apenas 63% da capacidade instalada - que é de 1,7 milhão de toneladas. Para os pesquisadores, isso é reflexo da falta de coleta seletiva, já que dos apenas 8% dos municípios brasileiros contam o sistema.
A pesquisa aponta ainda que em 2011, o País registrou 815 empresas recicladoras de plásticos que geraram 22,7 mil empregos diretos. Juntas, essas organizações faturaram cerca de R$ 2,4 bilhões, 23% a mais do que o registrado em 2010.
Comentários