Segundo um relatório da Direção de Defesa Civil (DPC), as chuvas intensas registradas entre a noite de quinta e a manhã de sexta-feira causaram a morte de cinco crianças, além de quatro adolescentes e uma mãe de família.
A maioria das vitimas viviam nas ribeiras dos rios ou em barrancos e acabaram sendo surpreendidas pela rápida inundação da região, que foi bastante afetada pela chuva. De acordo com as autoridades, uma pessoa ainda se encontra desaparecida.
Por conta das fortes chuvas registradas nos últimos dias no Haiti, um total de 1.573 aldeões foi obrigado a abandonar suas casas para ocupar 14 albergues provisórios, acrescentou o DPC.
Nos dois departamentos citados, os mais afetados pelas chuvas no norte do país, uma dezena de localidades foram inundadas por causa da cheia dos rios e riachos.
Segundo o relatório do DPC, a situação foi agravada pela saturação dos solos e por causa das construções irregulares, que bloqueiam os canais naturais de escoamento e drenagem.
Em estado de emergência, o Haiti ainda se recupera dos danos causados pela passagem do ciclone "Sandy", que deixou 54 mortos, 20 desaparecidos e dezenas de feridos no país.
Comentários