Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sábado - 07 de Dezembro de 2013 às 00:21
Por: LISLAINE DOS ANJOS E LAISE LUC

    Imprimir


 A Copa do Mundo de 2014 no Brasil começa na tarde desta sexta-feira (6), com o sorteio final dos oito grupos do evento, que, oficialmente, será realizado nos meses de junho e julho do ano que vem.
 
O sorteio final dos oito grupos é considerado o maior evento pré-Copa e é realizado na Costa do Sauípe (BA) pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).
 
Os países estão divididos em quatro potes, sendo que o pote 1 conta com os nomes das sete melhores seleções ranqueadas pela Fifa em outubro deste ano, além do Brasil, por ser país-sede.
 
Os cuiabanos irão saber, também, quais serão as oito seleções que irão disputar os quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo de 2014, na Arena Pantanal.
 
Milhares de pessoas, autoridades das cidades-sedes e os técnicos de cada uma das seleções participantes acompanham o sorteio.
 
Além disso, estrelas do futebol como o capitão do pentacampeonato brasileiro, Cafu, o francês Zidane e o argentino Kempes devem “desfilar” pelo palco, a fim de sortear as bolinhas que trazem impresso o nome de cada seleção.
 
Evento começa com homenagem à Mandela (Atualizada às 13h01)
 
O evento teve início com a exibição de um vídeo de aproximadamente dois minutos, em homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela, que morreu na quinta-feira (5), aos 95 anos de idade.
 
Apresentadores dão início ao evento (Atualizada às 13h03)
 
Sobem ao palco os apresentadores oficiais do evento, Fernanda Lima e Rodrigo Hilbert.
 
Vídeo com imagens das 12 cidades-sedes do país é exibido (Atualizada às 13h05)
 
É exibido, neste momento, um vídeo que mostra cenas da Seleção Brasileira como participante em outras Copas do Mundo, imagens das cidades-sedes e, ao fundo, músicas dos mais variados estilos: do samba ao funk.
 
Alcione abre o primeiro show da tarde (Atualizada às 13h07)
 
A cantora Alcione e o rapper Emicida sobem juntos ao palco para cantar "Brasil Pandeiro", uma composição de Assis Valente.
 
Joseph Blatter e Dilma Rousseff sobem ao palco (Atualizada às 13h10)
 
São convidados para subir ao palco a presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT) e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, que pediram um minuto de silêncio em respeito à morte de Nelson Mandela.
 
"Tivemos um acerto com a senhora presidente de começar essa festa com um minuto de silêncio", disse Blatter.
 
"Faremos isso em memória do grande líder sul-africano Nelson Mandela", completou Dilma.
 
Dilma diz que essa será "a Copa das Copas" (Atualizada às 13h14)
 
"Essa será a Copa da Copas. Pela primeira vez, estarão reunidas em uma só copa todas as seleções campeãs com seleções dos cinco continentes. E o Brasil está muito feliz de receber a todos, porque somos um povo alegre e acolhedor. Os visitantes poderão conhecer o Brasil, um país multicultural e empreendedor, uma terra de oportunidades. Um Brasil que honra sua cultura e suas tradições, e que preserva um imenso patrimônio da humanidade. Recebemos a copa como um único ser. Sabemos que esta será uma grande Copa", disse.
 
Blatter diz que a Copa precisava voltar para o Brasil (Atualizada às 13h18)
 
"Eu acho que já era hora da Copa voltar ao Brasil. No ano que vem terão passados 60 anos desde que o Brasil sediou a Copa pela última vez. Nesse ínterim, o Brasil ganhou a Copa cinco vezes. Era necessário e bom voltar. E depois, vamos dar ao futebol o real valor do campo e fora do campo de jogo. Essa será a maior Copa de todos os tempos", afirmou.
 
Dilma diz estar confiante com a Seleção e distribui elogios (Atualizada às 13h20)
 
"Nós somos o único país que esteve em todas as Copas e temos uma história de sucesso no futebol. Essa é a terra do Pelé, o maior jogador de todos os tempos. É a terra do Ronaldo, o maior goleador de todas as copas. E hoje, nós temos uma seleção forte, cheia de novos craques geniais. E temos um técnico, o grande Felipão, que é um campeão, que tem como auxiliar o outro vencedor, o nosso grande Parreira. Então, tenho razão par estar, como torcedora, muito otimista. Amamos o futebol", disse.
 
Vídeo contando a história das Copas é exibido (Atualizada às 13h21)
 
Vídeo de aproximadamente três minutos é exibido, contando a história da Copa do Mundo. O primeiro torneio ocorreu em 1930.
 
Taça da Copa do Mundo é colocada no palco; mais um show tem início (Atualizada às 13h25)
 
A taça da Copa do Mundo, que desde 2010 estava de posse da Seleção da Espanha (última campeã mundial), é colocada sobre o palco. Na sequência, sobem ao palco a cantora mato-grossense Vanessa da Mata e o cantor Alexandre Pires, que cantam, juntos, a música "Um a Zero", composição de Pixinguinha.
 
Começam apresentações das seleções que participam da Copa (Atualizada às 13h31)
 
Vídeo exibe parte das seleções que participam da Copa do Mundo de 2014. Foram apresentadas as 15 seleções que representam a América do Sul, Ásia e África: Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, Uruguai, Austrália, Coreia do Sul, Irã, Japão, Argélia, Camarões, Costa do Marfim, Gana e Nigéria.
 
"Brazuca" é apresentada e Ronaldo fala sobre dificuldades (Atualizada às 13h36)
 
"Fazer 15 gols [em Copas] foi fácil comparado a organizar uma Copa do Mundo. Mas eu tenho certeza que o trabalho de anos e milhares de pessoas vamos entregar a melhor Copa do Mundo de todos os tempos", disse o Fenômeno.
 
Seleções da Europa, América do Norte, Central e Caribe (Atualizada às 13h37)
 
Vídeo é exibido com imagens das seleções da Alemanha, Bélgica, Bósnia, Croácia, Espanha, França, Grécia, Holanda, Inglaterra, Itália, Portugal, Rússia, Costa Rica, Estados Unidos, Honduras e México.
 
Fuleco é apresentado pelos jogadores Bebeto e Marta (Atualizada às 13h40)
 
O mascote da Copa do Mundo de 2014 até mesmo sambou durante sua apresentações. A jogadora Marta explicou que o nome é a junção de futebol e ecologia. Bebeto afirmou que organizar uma Copa do Mundo é mais difícil do que participar de uma.
 
Apresentação de dança contemporânea tem início (Atualizada às 13h42)
 
Dança contemporânea da coreógrafa Débora Colker é apresentada.
 
Pelé é chamado ao palco e diz estar confiante com a atuação da Seleção (Atualizada às 13h44)
 
"Eu tenho uma confiança muito grande no Brasil, acho que vai disputar a final. E tem uma coisa que já falei algumas vezes mais não sai da minha memória. Na Copa de 50 vi meu pai chorando porque perdeu a Copa do Mundo. Naquela época não tinha televisão, era rádio. Então, eu não quero que meus filhos me vejam chorando nessa copa. Eu espero que o Brasil ganhe", disse.
 
Clipes das cidades-sedes é apresentado (Atualizada às 13h46)
 
As cidades foram apresentadas na seguinte ordem: São Paulo, Recife, Manaus, Curitiba, Brasília, Cuiabá, Porto Alegre, Natal, Salvador, Fortaleza, Belo Horizonte e Rio de Janeiro,
 
Secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, sobe ao palco para iniciar o sorteio (Atualizada às 13h47)
 
O secretário-geral da Fifa sobe ao palco para dar início ao sorteio. Com ele, subiram os oito capitães das últimas 19 edições da Copa do Mundo: o uruguaio Alcides Ghiggia, o inglês Geoff Hurst, o brasileiro Cafu, o italiano Fabio Cannavaro, o argentino Mario Kempes, o espanhol Fernando Hierro, o francês Zinedine Zidane e o alemão Lothar Matthäus.
 
Valcke explica como sorteio será feito (Atualizada às 13h53)
 
Valcke explicou a distribuição das seleções pelos potes. O pote 1 conta com oito seleções – as cabeças de chave –, formados pelas sete melhores seleções ranqueadas pela Fifa até outubro, além do Brasil, país-sede. São elas: Brasil, Argentina, Colômbia, Uruguai, Bélgica, Alemanha, Espanha e Suíça. Uma dessas seleções – a que for sorteada como a cabeça do grupo C – irá jogar em Cuiabá.
 
O pote 2 reúne os nomes de sete seleções: Nigéria, Camarões, Argélia, Costa do Marfim, Gana, Chile e Equador.
 
Oito seleções estão no pote 3: Estados Unidos, Costa Rica, Honduras, México, Japão, Coreia do Sul, Irã e Austrália.
 
No pote 4, constam os nomes de nove seleções: Itália, Holanda, França, Rússia, Bósnia, Portugal, Inglaterra, Grécia e Croácia.
 
Geoff tira uma bola do pote 4 e passa para o pote 2 (Atualizada às 13h55)
 
O inglês retirou uma seleção - ainda não revelada - do pote 4 para o pote 2, a fim de equilibrar o número de seleções em cada pote.
 
Cafú sorteia as seleções que serão "cabeças de chave" (Atualizada às 13h57)
 
Assim ficaram distribuídas as seleções que serão "cabeças de chave":
 
Grupo A – Brasil
Grupo B – Espanha
Grupo C – Colômbia
Grupo D – Uruguai
Grupo E – Suíça
Grupo F – Argentina
Grupo G – Alemanha 
Grupo H – Bélgica
 
Colômbia é a seleção que vai jogar na Arena Pantanal (Atualizada às 14h05)
 
Como cabeça de chave do grupo C, a Colômbia irá jogar na Arena Pantanal no dia 24 de junho, a partir das 16h, contra o Japão (C1 x C4).
 
Esse será o quarto jogo realizado na Capital.
 
Primeiro jogo na Copa em Cuiabá é definido (Atualizada às 14h09)
 
Quem entra em campo para estrear a Arena Pantanal durante a Copa do Mundo em Cuiabá, no dia 13 de junho, às 18h, será Chile e Austrália (B3 x B4).
 
Seleções que vão enfrentar o Brasil são definidas (Atualizada às 14h12)
 
Primeiro jogo do Brasil será contra a Croácia. Na sequência, o Seleção enfrenta o México e a Seleção de Camarões, pela primeira fase do Mundial de 2014. Todos eles estão no grupo A.
 
Grupo B também definido (Atualizado às 14h15)
 
A Argentina, como "cabeça de chave" do Grupo B, também já conhece os seus adversários: Holanda, Chile e Austrália.
 
Outros dois jogos que rolam em Cuiabá são definidos (Atualizada às 14h20)
 
No dia 17 de junho, a partir das 18h, a Arena Pantanal será palco de Rússia x Coreia do Sul. Já no dia 21 de junho, também a partir das 18h, a disputa será entre Bósnia e Nigéria (F2xF4).
 
Todos os grupos são definidos (Atualizada às 14h28)
 
O grupo C, que tem Colômbia como "cabeça de chave", também conta com Grécia, Costa do Marfim e Japão.
 
Já o grupo D, que tem na primeira posição o Uruguai, também conta com Costa Rica, Inglaterra e Itália.
 
No grupo E, que tem como "cabeça de chave" o time da Suíça, vai contar com Equador, França, Honduras.
 
Já o grupo F, que tem como cabeça de chave a Argentina, Bósnia, Irã e Nigéria.
 
O grupo G, conta com Alemanha na posição G1, que irá enfrentar ainda Portugal, Gana e Estados Unidos.
 
No grupo H, a cabeça de chave é a seleção da Bélgica, que irá enfrentar os times da Argélia, Rússia e Coreia do Sul.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/2645/visualizar/