Segundo a promotora de eventos, o traje do concorrente será composto por peças artesanais confeccionadas pelos próprios indígenas da região. “Ele vai usar um traje confeccionado pelos indígenas da comunidade Bakairi e dos Xavantes. O colar de buriti e a máscara artística que ele vai portar são usados pelos índios em rituais realizados durante as festas nas tribos daqui da região”, informou a promotora de eventos.
De acordo com Lorrayne Bettega, Alexandre Valandro ganhou o primeiro concurso de Mister Tur em Paranatinga e, depois, conseguiu participar e vencer também o concurso estadual que foi realizado em Cuiabá. Desta forma, agora ele vai disputar o concurso nacional que terá inicio no estado da Paraíba na cidade de João Pessoa e terminará na cidade de Recife, capital pernambucana, no dia 27 de novembro.
O evento nacional é realizado todos os anos pelo setor privado do turismo. Conforme os organizadores do evento, a competição consiste em retratar as caraterísticas culturais de cada estado brasileiro. Contudo, segundo Alexandre Valandro, a intenção maior de participar no concurso é mostrar a força dos artesanatos produzidos pelos índios da região. “Eu tenho contato com os índios da tribo bakairi e dos xavantes diariamente. Meu pai tem um hotel aqui na cidade e os índios sempre estão trazendo as novidades dos artesanatos da aldeia para os turistas”, contou.
Além de revelar a cultura local do Parque Nacional Xingu, através do traje que vai desfilar no concurso, Alexandre revelou que está se preparando para falar sobre a riqueza que há nas tradições e nos costumes dos indígenas, bem como nas relações do dia a dia nas aldeias. “Estamos sempre pesquisando sobre os trabalhos de artesanatos que eles produzem e o modo como eles levam a vida”, disse o rapaz.
O participante do evento contou ainda que os índios realizam, através dos artesanatos, a valorização da natureza com seus rituais e costumes. “Eles nos ensinam muita coisa com essa maneira de interagir com a natureza”, revelou o concorrente.
Alexandre Valandro relatou que é estudante de direito e, segundo ele, viaja todos os dias 140 quilômetros para estudar em outra cidade. Paranatinga, sua cidade natal, tem cerca de 25 mil habitantes e está relativamente próxima ao Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso.
Comentários